[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 25, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) antecipou as comemorações do Dia da Vovó, celebrado neste sábado, 26. Na oportunidade, profissionais de saúde distribuíram brindes e bombons entre as pacientes que já são avós e acompanhantes que dedicam seu tempo para cuidar de algum ente querido na unidade.

Carinhosa e protetora, dona Josefa da Silva não dispensa atenção redobrada à neta de apenas um ano e oito meses, que está internada na Ala F da Oncologia. A aposentada da cidade de Nossa Senhora da Glória foi uma das homenageadas pelo grupo de servidores. "Aqui substituo minha filha, que não pode deixar o emprego para ficar no hospital. Estou muito feliz por ganhar o reconhecimento de todos vocês", agradeceu.

De acordo com a coordenadora administrativa do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL), este papel simbólico desempenhado pelas aposentadas é muito importante para as crianças, principalmente em momentos de dor e tristeza. "Diz o ditado que avó é mãe duas vezes. Uma prova disso é empenho destas senhoras ao atuar na recuperação dos netos. O que nos chama atenção é a segurança que elas trazem para os pequenos pacientes", informa.

Recuperação

Avó de 11 netos, dona Renilde Menezes ficou surpresa com a visita que recebeu na enfermaria. Ela conta que está internada no HUSE há mais de 20 dias e não vê a hora de reencontrar os parentes. "É muito difícil ficar longe de casa. Aqui no quarto, o tempo demora a passar, mas hoje o ambiente ficou mais alegre".

O trabalho de humanização envolveu funcionários de diversas unidades produtivas como ouvidoria, enfermagem, gestão de leitos e setor administrativo. "Lembrar o Dia da Vovó significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Por isso, o hospital faz questão de valorizar a data", explica Cristiane Prado, coordenadora administrativa do HUSE.

Segundo o diretor-geral em exercício do HUSE, Yure Maia, esta interação que envolve gestores e usuários não só aumenta o vínculo entre ambos, mas também atua na recuperação do paciente. "Já existem comprovações científicas de que ações pontuais como esta são fundamentais para a resposta ao tratamento clínico. Através de iniciativas humanizadas, o tempo de permanência na unidade hospitalar é reduzido sensivelmente", ressalta. 

Origem

Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria. Hoje, vários países como o Brasil comemoram a data.

Fonte: brasilescola.com

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.