[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma recepção, uma sala de cartório, o escritório do delegado e uma carceragem interditada. O espaço que abrigava até sexta-feira, 18, a 3ª Delegacia Metropolitana não permite dar maior comodidade aos agentes de polícia judiciária que lá trabalham nem ao público. Testemunhas, vítimas, familiares de presos ou quaisquer cidadãos que desejassem fazer uma denúncia tinham que esperar sentados em um pequeno banco coletivo na área externa da unidade ou se amontoar no balcão de atendimento. A dois ou três passos dali, no cartório, um suspeito preso em flagrante presta depoimento. Basta que um policial abra a porta para que quem esteja no balcão veja o acusado algemado.

Para mudar essa realidade, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), decidiu construir uma Delegacia Cidadã para suprir as demandas do Santos Dumont e demais bairros da região Norte de Aracaju. Localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubtschek, a nova unidade vai contar com uma ampla área para recepção, além de quatro setores específicos para atendimento ao cidadão. Os espaços foram minuciosamente planejados para permitir a circulação de ar, com jardins implantados em diversos cantos do local.

A Delegacia Cidadã 3ª DM terá uma sala de delegado, interligada a uma sala de descanso; uma sala destinada à OAB; uma sala de espera; um cartório com possibilidade de atendimentos simultâneos; uma sala de custódia feminina e outra masculina, além de um setor específico para reconhecimento de criminosos, incluindo áreas separadas para a vítima, o advogado e os acusados. Todas as divisórias terão proteção acústica.

No térreo, haverá uma sala de flagrante, onde poderão ser atendidas duas ocorrências ao mesmo tempo; banheiros; uma sala destinada às telecomunicações; duas salas de multimeios; uma copa; uma dispensa e estacionamento coberto. Já no pavimento superior, a 3ª DM terá um auditório; um cartório com possibilidade de três atendimentos simultâneos; duas salas de delegado; uma sala de apoio e uma sala para serviços administrativos. Haverá ainda uma área para circulação restrita de funcionários, com quatro salas de trabalho, banheiros, um alojamento feminino e outro masculino.

O projeto arquitetônico e o início das obras de construção têm causado grandes expectativas junto aos funcionários da delegacia. "O trabalho hoje deixa a desejar porque não temos condições estruturais para exercer nossas atividades, nem como receber dignamente a população que procura atendimento na delegacia. Futuramente, esta situação vai mudar para melhor com a construção desse moderno Complexo Policial", disse o chefe de custódia da 3ª Delegacia Metropolitana, José Carlos Campos.

Campos, como é conhecido o policial, tem experiência com passagens pelas delegacias de Lagarto, Campo do Brito, Boquim, São Cristóvão, Umbaúba e em várias unidades especializadas de Aracaju. Segundo ele, há 25 anos ingressou na Polícia Civil de Sergipe e confessa que nessas duas décadas e meia de serviços prestados ao Estado nunca presenciou um governo fazer tanto pela segurança pública.

"Para você ter uma idéia de nossa situação, hoje não temos alojamento, não temos uma cozinha e, além disso, é muito comum a presença de ratos, baratas e pernilongos", destacou o policial, lembrando que a situação era bem pior quando a unidade custodiava presos. As carceragens da 3ª DM foram interditadas pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, em meados de 2007.

Planejamento

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, a aplicação de recursos na área da Segurança Pública obedece aos critérios do Plano Prioritário de Investimentos. A aplicação está ocorrendo de maneira planejada pelo Governo de Sergipe, com base nos projetos inseridos no plano estratégico da SSP apresentado ao governador Marcelo Déda. A partir da nova concepção constante no plano, as delegacias passarão a se chamar Complexo Policial ou Delegacia Cidadã, trazendo um conceito moderno de delegacia.

Além da moderna Delegacia Cidadã, que substituirá a velha e ultrapassada 3ª Delegacia Metropolitana, o Governo inaugurará em 50 dias, nestes mesmos moldes, um complexo policial no bairro Santa Maria. Ainda estão garantidas unidades neste mesmo nível na Barra dos Coqueiros e Porto da Folha. Em várias cidades do interior, o secretário Kércio Pinto está fechando parceria com as administrações municipais para que reservem terrenos adequados a fim de que a Delegacia Cidadã seja uma realidade em cada território do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.