SSP esclarece MP sobre construção e transferências de delegacias
O secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, se reuniu com o promotor Eduardo Lima Matos, membro do Ministério Público de Sergipe, para tratar da construção da delegacia da Barra dos Coqueiros e da Unidade de Custódia Provisória no antigo Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.
Na oportunidade, também foi colocada em debate a transferência da 3ª Delegacia Metropolitana para a Rua do Carmo, no bairro Santo Antônio, na capital. De acordo com o secretário, nos próximos dias, a 3ª DM será demolida para dar espaço ao Complexo de Polícia Cidadã. Na unidade, trabalharão policiais militares e civis em um ambiente amplo e preparado para atender às necessidades da população.
A previsão para conclusão das obras será de 180 dias e, nesse período, a 3ª DM funcionará na Rua do Carmo, no bairro Santo Antônio. "Informo que nesses meses, a unidade provisória não vai custodiar presos permanentes, mas apenas presos provisórios e por, no máximo, 72 horas", garantiu Kércio Pinto, lembrando que a unidade provisória terá apenas celas de passagem, exatamente como prevê a lei.
Em relação à Unidade de Custódia Provisória, Kércio Pinto disse que a edificação dessa unidade de encarceramento ficará a cargo da Secretaria de Justiça, mas frisou que não está sendo construído um cadeião, mas um espaço para presos que cometerem delitos de menor potencial ofensivo. "É injusto pegar um cidadão que cometeu um pequeno crime e prendê-lo junto com bandidos de alta periculosidade", explicou Kércio.
O promotor Eduardo Matos disse que a visita ao secretário Kércio Pinto foi proveitosa e serviu para esclarecer e informar à população de todo o conjunto de medidas que vem sendo adotado pelo Estado para suprir o problema da superlotação das delegacias na capital e do interior. O promotor ressaltou que embora esse processo de transferência para o bairro Santo Antônio e para o Adauto Botelho possa causar alguns aborrecimentos, as explicações dadas pela SSP foram suficientes para tranqüilizar a comunidade.
Segundo o promotor, na próxima terça-feira, 22, equipes da SSP e do Ministério Público farão visitas às instalações que estão sendo objetos de construção e reforma, a fim de verificar de perto a realidade. Sobre a construção de Complexo de Polícia Cidadã na cidade de Barra dos Coqueiros, foi apresentada a planta do projeto assinada por profissionais gabaritados da arquitetura sergipana.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Marcos Passos, disse que a construção da Delegacia da Barra dos Coqueiros é um privilégio para a cidade e não deve ser motivo de preocupação. "Um detalhe que não podemos esquecer é que as delegacias construídas neste Governo não terão xadrezes para presos permanentes, apenas celas de passagem", explicou Passos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]