Obra de Clínica de Saúde da Família segue adiantada em Areia Branca
Da porta de casa, o agricultor José Gilton e sua esposa Maria Ribeiro observam, atentos, a movimentação no canteiro de obras da Clínica de Saúde da Família que o Governo de Sergipe está construindo em Areia Branca. No local, cerca de 50 operários trabalham diariamente na edificação de uma das 59 clínicas que o Estado está construindo, reformando e ampliando em 39 cidades. Mais de R$ 32 milhões estão sendo investidos neste projeto que vai expandir e qualificar a atenção básica no interior e na capital.
“Todos aqui na cidade estão felizes e ansiosos com a construção dessa clínica. Já soubemos que ela vai funcionar 24 horas e que terá capacidade até para fazer partos, o que é muito importante. Nossos filhos e netos, por exemplo, nasceram em Laranjeiras e Itabaiana, pois as unidades de saúde daqui não têm estrutura para isso”, diz a dona de casa Maria Ribeiro, que há 20 anos mora em Areia Branca, município distante 36 quilômetros de Aracaju.
Além de funcionar em tempo integral, a clínica foi concebida para atender pequenas urgências e emergências. “Assim, não precisaremos mais sair às pressas para Aracaju ou Itabaiana. Hoje em dia, só os problemas de saúde mais simples são resolvidos nos postos daqui do município”, afirma José Gilton, destacando ainda a agilidade da obra. “O serviço começou há pouco mais de três meses e, pelo que andei observando, já está na fase de acabamento”, comenta.
A estrutura da nova unidade de saúde dispõe de oito consultórios médicos, um de acolhimento e três odontológicos, todos de acordo com as normas preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Compõem a área de urgência as salas de estabilização, curativo, expurgo, esterelização, aerosol, observação infantil e adulto, masculino e feminino. A humanização dos ambientes é uma característica do projeto, que valoriza áreas abertas com jardins de inverno e ambientes com visão ampla do espaço exterior.
Respeito e dignidade
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, as novas clínicas têm o propósito de resgatar o respeito e a dignidade dos sergipanos na assistência à saúde. “Durante anos as pessoas se condicionaram a aceitar um atendimento diferenciado no serviço público. Nosso desafio é pagar essa dívida, acabando de vez com o conceito de indigência que sempre permeou as ações de saúde pública em Sergipe”, explica Rogério, acrescentando que, até 2010, serão 110 clínicas nos 75 municípios.
Os investimentos em cada cidade foram definidos de forma criteriosa com base no diagnóstico que a Secretaria de Estado da Saúde realizou no primeiro semestre do ano passado. Na ocasião, todas as unidades básicas de saúde foram visitadas por técnicos que avaliaram as condições de infra-estrutura e a organização dos serviços. Com esse trabalho o Governo conseguiu dimensionar o investimento que era preciso para adequar cada estabelecimento de saúde.
Na primeira etapa do projeto foram beneficiados os seguintes municípios: Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Capela, Carira, Cedro de São João, Estância, Gararu, General Maynard, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Moita Bonita, Monte Alegre, Aparecida, Glória, Lourdes, Pinhão, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Obra de Clínica de Saúde da Família segue adiantada em Areia Branca – Foto: Márcio Garcez/SES