Governo reafirma compromisso com as micro e pequenas empresas
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, informou durante reunião com o presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Sergipe, Nélson Araújo, e o presidente do Sindicato dos Fabricantes da Indústria de Bonés e Chapéu de Sergipe, Francisco Araújo, que já está pronto o decreto que institui o Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas. O documento será encaminhado para o governador Marcelo Déda analisar. O decreto está previsto na Lei Complementar 123/2006.
O fórum será o ambiente adequado para a discussão e proposição de ações em favor das micro e pequenas empresas sergipanas. Ele deverá ser formado por órgãos governamentais estaduais e municipais e por entidades de apoio e de representação do setor empresarial.
Na reunião, Nélson Araújo manifestou sua preocupação com as dificuldades das micro e pequenas empresas em ter acesso a crédito, fato que o Governo do Estado vem procurando sanar, já que, por determinação do governador Marcelo Déda, está sendo elaborando, junto com a diretoria do Banese, linhas específicas de crédito, inclusive de longo prazo, para o setor. As linhas deverão ser acessíveis e contar com instrumentos garantidores, como o Fundo de Aval, que é administrado pelo próprio Banese.
O secretário Jorge Santana destacou ainda as medidas de desoneração do ICMS e de acesso às compras públicas adotadas pelo Governo no ano passado, cujos primeiros resultados são animadores, e garantiu que novas iniciativas do Governo, em parceria com várias organizações públicas e privadas, continuam sendo adotadas.
"No Plano de Desenvolvimento Econômico de Sergipe uma das três diretrizes estratégicas é exatamente o apoio efetivo às micro e pequenas empresas, porque sabemos do seu papel e do seu significado na economia sergipana, especialmente enquanto geradoras de ocupação e renda", disse o secretário.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo reafirma compromisso com as micro e pequenas empresas – Foto: Jairo Andrade/Sedetec