Atividades comemoram os 18 anos do ECA
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), está promovendo uma série de eventos para comemorar os 18 anos de lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A partir desta sexta-feira, 11, até o próximo dia 22 de julho, uma ampla programação será realizada. Além da Seides, o calendário está sendo construído em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc), Fundação Aperipê, Fundação Renascer, conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe, Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência do Ministério Público Estadual e estudantes de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A partir das 8h desta sexta-feira, na Praça Fausto Cardoso, serão realizadas diversas atividades. Na Escola do Legislativo de Sergipe acontece a adesão dos candidatos a vereadores e prefeitos à aprovação dos 18 compromissos para a área da infância e do adolescente. Na Praça, será realizado o dia da criança e do adolescente, com diversas apresentações culturais e oficinas lúdicas, para que os jovens ampliem seus conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. O evento, que reúne diversos municípios sergipanos, vai até as 17h.
Para a secretária-adjunta de Inclusão Social, Sonia Meire Azevedo, a política pública tem que se voltar para a criança e o adolescente e a Seides tem uma grande responsabilidade com o desenvolvimento com essa política. "A lei foi instituída a partir de uma necessidade que o país sentiu com as demandas da própria sociedade de respeito aos direitos da criança e adolescente. Com os 18 anos do ECA, nós já tivemos alguns avanços, mas é preciso mais. A criança ainda é tratada, em muitos lugares, como um adulto e isso não pode acontecer. Por isso, nós temos que combater toda a forma de exploração e de descumprimento das garantias do direito à vida da criança e do adolescente", destacou Sonia Meire.
No domingo, 13, a partir das 9h, acontece a caminhada pelos 18 anos do ECA, que será realizada na Orla da Atalaia, com concentração nos Arcos. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar e informar à população que freqüenta a Orla no fim de semana sobre os direitos da criança e do adolescente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]