[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A implantação da primeira Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE), na Barra dos Coqueiros, e outras iniciativas governamentais com foco no desenvolvimento das atividades industriais e da economia sergipana. Esta foi a pauta da reunião, realizada na semana passada, no auditório da Codise, entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e integrantes da rede Petrogas Sergipe e representantes da Petrobrás, do SergipeTec e da prefeitura de São Cristóvão.
  
"A criação de uma ZPE em Sergipe é prioridade do governo do Estado", afirmou o secretário Jorge Santana. De acordo com ele, estudos estão sendo realizados para especializar a futura ZPE na produção de bens para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás, ligadas a sistemas de segurança, equipamentos para extração em águas profundas, conectores usados para transporte de fluidos, válvulas e proteção de poços.

Durante a reunião, também foi discutida a proposta do Governo do Estado de implantar os Complexos Empresariais Integrados associados aos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) nos oito territórios sergipanos. "Esses complexos empresariais são versões atualizadas dos distritos industriais e deverão funcionar associados às ações dos Arranjos Produtivos Locais. Os arranjos terão unidades de ensino profissionalizante e centros de serviços tecnológicos voltados  para a melhoria dos processos produtivos, com toda estrutura necessária e direcionada à vocação de cada região", explicou Jorge Santana.

A reformulação do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e a reestruturação do Parque Tecnológico de Sergipe também entraram no roteiro de discussão do encontro.  "O SergipeTec é uma organização social de direito privado que vai se especializar nas áreas de tecnologia da informação, bioenergia e energias renováveis", adiantou Jorge Santana, sobre os investimentos que estão sendo canalizados para a reestruturação do Parque Tecnológico de Sergipe que, em breve, começará a erguer sua sede própria, nas proximidades do Campus da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.