Saúde inaugura posto de atendimento do Case no Ceac Riomar
Cadastro de pacientes, acompanhamento de processos, orientação e acolhimento aos usuários. São esses serviços do Centro de Atenção à Saúde (Case) que passaram a ser ofertados também no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar. O novo posto integra um elenco de medidas adotadas pelo Governo de Sergipe para reduzir o fluxo de pacientes no Case, aumentando o conforto e reduzindo o tempo de espera por atendimento. O espaço foi inaugurado na sexta-feira, 20, pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, com a participação da secretária adjunta, Mônica Sampaio.
Segundo Rogério Carvalho, além de qualificar ainda mais a assistência aos usuários, a descentralização do atendimento reflete a política adotada pelo Estado para a saúde em todas as áreas. "O Governo tem feito um esforço enorme para garantir aos cidadãos serviços de forma completa e igualitária", afirmou o secretário, acrescentando que a cada dia a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem atendendo um número maior de pacientes no Case. Já são mais de 17 mil cidadãos cadastrados, dos quais nove mil vão mensalmente à unidade.
"As medidas de reorganização do processo de trabalho não só qualificam o atendimento, mas permitem também que um número maior de pacientes seja atendido pelo Centro. Um bom exemplo disso pode ser observado nas estatísticas do programa de dispensação de medicamentos. Entre os meses de janeiro e maio do ano passado, a média de pessoas beneficiadas por mês pelo serviço girava em torno de 5.500, número que saltou para 8.500 no mesmo período deste ano", destacou Rogério Carvalho.
De acordo com o coordenador geral do Case, Alex França, todos os serviços administrativos referentes aos programas de dispensação de medicamentos, tratamento fora do domicílio e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção serão ofertados no posto de atendimento do Ceac Riomar. "As perícias médicas, no entanto, bem como a entrega de remédios e demais itens continuarão sendo realizadas somente no Case", explicou.
Reforço
O novo posto vai funcionar das 9h às 20h45min, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 14h45min. "Aqui teremos quatro profissionais em cada turno, sendo que dois deles são funcionários do Case. Os demais passaram por um treinamento durante todo o mês de maio, e já estão devidamente habilitados. Assim, com atendimento descentralizado e horário ampliado, vamos qualificar ainda mais o atendimento aos usuários", disse Alex França.
Para o diretor geral do Ceac Riomar, Marco Antônio Guimarães, o posto de atendimento no Case vai reforçar o rol de serviços que já é ofertado pelo Estado naquele estabelecimento. "Já são 17 postos de órgãos estaduais instalados, e temos mais dois a serem implantados nos próximos meses. Só neste Ceac, são mais de três mil atendimentos por dia, perfazendo uma média de 60 mil atendimentos mensais", frisou Marco Antônio.
Mudanças
Uma importante medida adotada pelo Centro, e que reflete positivamente no fluxo de pessoas na unidade, é a entrega de medicamentos em domicílio. Desde março estão sendo beneficiados com a iniciativa pacientes renais crônicos, transplantados e os que sofrem de osteoporose. "São pessoas que normalmente têm alguma dificuldade de locomoção ou que estão acamadas. A idéia é expandir a iniciativa e contemplar pacientes que sofrem de outras patologias crônicas", explicou o coordenador.
Alex França diz ainda que outro importante passo para dinamizar o atendimento e desafogar o fluxo de pacientes na unidade está sendo acordado com os municípios. "Estamos em contato com as regionais de Saúde do Estado para que os pacientes do interior não precisem mais se deslocar até Aracaju para buscar os remédios. Queremos que um servidor da secretaria municipal seja designado para fazer esse trabalho", concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde inaugura posto de atendimento do Case no Ceac Riomar – Foto: Lucio Telles