[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As ações promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o projeto Sergipe de Todos, realizado nos dias 6 e 7 no município de Simão Dias, beneficiaram mais de 3.700 sergipanos da região Centro-Sul. Os estandes da Saúde estiveram entre os mais visitados do evento e as atividades educativas, preventivas e de promoção da saúde atraíram cidadãos de todas as idades.

Nos dois dias do evento, a população de Simão de Dias e municípios circunvizinhos participaram de oficinas de prevenção às DST/AIDS; distribuição de preservativos masculinos e femininos; aferição de pressão arterial e taxa de glicemia; ações da ouvidoria e distribuição de material informativo sobre doenças como dengue e leptospirose. Além disso, mais de 40 palestras sobre temas relacionados à saúde foram proferidas por técnicos da SES e acompanhadas atentamente por quem passava em frente aos estandes da saúde.

"Somente no primeiro dia, realizamos 32 palestras sobre temas como álcool e tabagismo, DST/AIDS, dengue e outros relacionados à saúde mental", informou Cristiane Melo, supervisora da Atenção Básica da SES. No sábado, também foram debatidos o uso correto de medicamentos e os cuidados com a leptospirose, e oferecidas orientações sobre saúde bucal. Milhares de panfletos informativos com alertas para os riscos de doenças como a leptospirose e dengue foram distribuídos.

Educação

A considerável participação de estudantes de escolas locais nas palestras foi um dos aspectos que chamaram a atenção da supervisora da Coordenação de Saúde Mental da SES, Soni Petris. "Os alunos participaram muito, principalmente das palestras sobre álcool e tabagismo, dengue e DST/AIDS", comentou.

A palestra do técnico-responsável pelo Programa de DST/AIDS da SES, Almir Santana, foi uma das mais assistidas. Almir destacou a necessidade de lutar contra o preconceito, enfatizou a importância da realização dos exames de pré-natal durante a gravidez para garantir a saúde do bebê e reforçou que a informação é a melhor aliada da prevenção. "Aqui em Simão Dias nós tivemos a confirmação de 20 casos de AIDS, daí a necessidade de muita informação e cuidado", disse.

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde também orientaram o público sobre a forma correta de escovar os dentes e tratar da higiene bucal. No primeiro dia de evento, quase mil pessoas escovaram os dentes e aplicaram flúor no estande da saúde bucal.

Promoção à saúde

A promoção à Saúde também foi destaque entre as ações promovidas pela SES no projeto ‘Sergipe de Todos’. Diversas vezes a praça matriz onde aconteceu o evento se transformou numa grande academia de ginástica ao ar livre, onde pessoas de idades variadas participavam das atividades de alongamento corporal e exercícios aeróbicos. Em paralelo, o público media seu peso ideal e recebia orientações sobre como se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos regulares.

"Fiquei sabendo que estou acima do peso e que preciso fazer uma dieta a base de frutas e verduras", disse Iracema de Jesus Santos, 45. De acordo com o professor de educação física Walter Filho, a maior parte das pessoas que procuram conhecer o peso ideal é constituída de mulheres e idosos. "Na maioria dos casos orientamos sobre como ter uma dieta saudável aliada à prática de atividade física", explicou.

Prevenção

O senhor Antero Benvindo Neto, 70, saiu de casa cedo exclusivamente para verificar sua taxa de glicemia. Ele havia feito este exame pela última vez há 8 meses e precisava realizá-lo novamente. "No último exame que fiz, o médico disse que eu estava no limite, mas graças a Deus continua tudo bem", comentou. Ao concluir o exame, Antero recebeu dicas dos técnicos do Estado para manter sua taxa de glicose controlada.

No espaço da imunização, a comunidade pôde atualizar seu cartão de vacinas e se prevenir de doenças como as hepatites, tétano, polimielite e gripe. As ações de combate a dengue também marcaram as atividades de prevenção no Sergipe de Todos.

Durante três dias seguidos, numa ação conjunta que envolveu técnicos da SES, militares e alunos do Corpo de Bombeiros e agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Simão Dias, todas as 8 mil residências de Simão Dias e dos povoados Pastinho, Triunfo e Coração de Maria, receberam a visita das equipes que destruíram criadouros do mosquito e conscientizaram a comunidade para o combate à doença.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.