Déda recebe procuradora geral do Ministério Público em audiência
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, recebeu em audiência na manhã desta segunda-feira, 9, no Palácio dos Despachos, a procuradora geral do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), Maria Cristina Mendonça. Na pauta da reunião, Governo e MPE discutiram pequenos ajustes operacionais na área cedida pelo Estado, onde será construída a nova sede do Ministério Público Estadual. O governador reforçou também o trabalho realizado para intensificar as ações do planejamento penitenciário em Sergipe.
Cedido pelo Governo do Estado em 1999, o terreno onde será construída a nova sede do Ministério Público Estado localiza-se numa área de 19.600 m² no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, em frente ao Fórum Gumercindo Bessa, na saída de Aracaju. "Durante a reunião apresentamos o projeto de execução, que já está na fase de terraplanagem e discutimos adequações em relação a área no entorno do local", explicou o engenheiro do MPE, João Bosco Franco.
Orçada inicialmente em aproximadamente R$ 30 milhões, a nova sede do Ministério Público Estadual abrigará 60 gabinetes de promotoria e 15 salas para procuradores. O projeto também inclui auditório para 500 pessoas e estacionamento com 180 vagas. Atualmente, a sede do Ministério Público do Estado funciona no Edifício Walter Franco, na Praça Fausto Cardoso, no Centro da Cidade.
Também participaram da audiência o procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende, o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior e engenheiros do MPE.
Planejamento penitenciário
Durante a audiência, o Governo reforçou também o trabalho realizado com o objetivo de intensificar as ações no planejamento penitenciário do Estado. "Apresentamos as ações prioritárias que estão sendo executadas nesta área, já que este é um tema bastante ligado também ao Ministério Público", informou o procurador geral do Estado, Márcio Leite de Rezende.
Em abril deste ano, Governo do Estado e Ministério da Justiça firmaram convênio para a construção do presídio para Jovens Adultos em Sergipe. Com investimentos de R$ 10 milhões, oriundos de recursos da União, o presídio abrigará 421 detentos entre 18 e 24 anos. A nova obra é parte do esforço do Governo de Sergipe para aumentar em 150% o número de vagas do sistema penitenciário do Estado.
Para 2008, estão previstas a conclusão do presídio que está sendo erguido no bairro Santa Maria e a inauguração do Cadeião, em Nossa Senhora do Socorro, e do novo presídio feminino. Os presídios de Areia Branca e Nossa Senhora da Glória também estão passando por obras de ampliação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda recebe procuradora geral do Ministério Público em audiência – Foto: André Moreira/ASN