[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os professores Edileuza Maria Cruz e Rodolfo Siqueira tiveram que se virar para arrumar todos os 40 pequenos alunos da Escola Municipal Carvalho Neto, em Simão Dias, para uma aula diferente. Nesta sexta-feira, 6, estudantes e professores trocaram o giz e o quadro negro, as carteiras e birôs da sala de aula pelas cadeiras do estande do Procon (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) montado no Sergipe de Todos. O projeto do Governo do Estado acontece na cidade, no território Centro-Sul Sergipano, até este sábado, 7.

"Eles vão sair daqui com alguns conhecimentos sobre os direitos do consumidor. Não é por ser criança que eles não devem saber mais sobre o mercado", defendeu o professor Rodolfo. Durante esta sexta-feira, o estande atendeeu quatro escolas, duas da zona rural e outras duas da cidade, instruindo um total de 160 crianças. "Queremos que desde os primeiros anos eles possam estar sabendo quais são seus direitos e possam inclusive orientar os pais", explica a coordenadora do Procon, Maria Gilza Brito Santos.

Já no estande da Secretaria de Estado da Educação (SEED), crianças e jovens da cidade puderam ver de perto as estratégias de um jogo pouco conhecido para a maioria, o xadrez. Nas mesas recheadas pelos tabuleiros com rainhas, bispos, peões, cavalos e reis, os curiosos podiam praticar um pouco e conhecer o projeto ‘Xadrez nas Escolas’, da SEED. "Vim jogar só um pouquinho. Mas eu tenho que aprender a jogar para ser melhor porque é muito difícil", disse o estudante Ruan Matheus Nascimento, 13 anos.

Coordenador do projeto na SEED, José Damásio Lima explicou que a iniciativa esteve presente no Sergipe de Todos com o objetivo de divulgar a prática do xadrez entre os jovens dos municípios. "Esse projeto existe há três anos. Ele faz parte do currículo esportivo de cada escola estadual para promover o esporte junto aos alunos das escolas públicas. Queremos acabar com essa idéia de que o xadrez é um esporte de elite", revelou.

Cidadania

Dos direitos do consumidor aos xeque-mates, os órgãos e as secretárias que fazem parte do Governo do Estado aportaram no município para a quarta edição do Sergipe de Todos. Por meio da iniciativa, milhares de pessoas do município de cidades vizinhas que estão entrando em contato com a cidadania. Nos estandes os moradores podem usufruir de uma grande variedade de serviços como cortes de cabelo, aberturas de contas através do Banese, retirada de certidões, segunda via da carteira de identidade, cadastro de imóveis urbanos e rurais, seguro desemprego, carteira de trabalho, e previdência social, carteira do artesão, advogado de graça, entre outros.

O projeto, que foi lançado esse ano, está ampliando o número de serviços e informações a cada edição. "Agora em Simão Dias estamos com o mesmo formato que aprimoramos das últimas edições. É um padrão que será usado para daqui para frente e que está sendo um sucesso. Estamos com a praça de eventos cheia. As pessoas já entendem o que é o projeto. Chegam na praça e procuram o serviço que querem fazer e é isso que a gente deseja", avaliou a coordenadors do projeto, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.

As outras edições foram realizadas nas cidades de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana. De acordo com Marcelo Rangel, secretário-adjunto de Cultura e coordenador-operacional do projeto, cada cidade em que o projeto passa representa um processo de aprimoramento para os órgãos participantes.

"Estamos chegando no chamado ponto de equilíbrio. Vemos os serviços que funcionam, os que tem que ser melhorados e com isso a gente vê como fazer na próxima edição. Assim estamos conseguindo o nosso objetivo, que é aproximar o Governo das pessoas", afirmou.

Parceiros

Organizado pelo Governo do Estado e pelo Banese Card, o Sergipe de Todos é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. A Fecomércio, o Sesi, o Senac, o Sesc, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), a Prefeitura de Simão Dias, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MP), o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Receita Federal, o Banese e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.