[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O número de cirurgias realizadas pelo Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) nos primeiros cinco meses aumentou 28,01% em comparação ao mesmo período de 2007. É que aponta relatório divulgado pela direção da unidade nesta quinta-feira, 5. De acordo com o levantamento, de janeiro a maio de 2008 o Centro Cirúrgico do hospital realizou 2.518 cirurgias, enquanto 1.967 foram feitas no mesmo período do ano passado.

Em maio deste ano, foram realizadas 555 cirurgias, das quais 193 de grande porte 249 de médio e 113 de pequeno porte. O número registrado no mês passado é superior em 32,77% ao verificado em igual período de 2007, quando ocorreram 418 desses procedimentos nas cinco salas do Centro Cirúrgico do HUSE. A Cirurgia Geral foi a especialidade com maior número de procedimentos em maio, totalizando 201. Houve ainda no período 69 cirurgias plásticas, 64 ortopédicas, 66 vasculares, 53 neurológicas, 38 torácicas, 24 buco-maxilo-faciais e 11 pediátricas.

Mais resolutividade

Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a reorganização do fluxo interno de pacientes, com maior rotatividade de leitos nas enfermarias e também na UTI para aqueles que aguardavam na Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), é um avanço que também traz benefícios para outros setores importantes do hospital.

"Com a atuação do grupo gestor de leitos, nós conseguimos agilizar as pendências que impediam a alta de pacientes nas enfermarias, passando a ofertar mais vagas para quem sai de procedimento cirúrgico e liberando, desta forma, os profissionais que atuam na SRPA para o atendimento prioritário das cirurgias", ressalta o secretário.

Segundo Lycia Diniz, diretora-técnica do HUSE, a adoção de critérios mais rigorosos para transferências internas de pacientes e para altas hospitalares possibilitou o aumento do número de cirurgias no hospital. Segundo ela, a gestão de leitos otimizou não somente o tempo de permanência do paciente na unidade, mas também o trabalho do profissional, que passou a ter o seu tempo disponibilizado para o atendimento prioritário de novos procedimentos cirúrgicos.

"A partir do momento que conseguimos disponibilizar novas vagas em enfermarias ou em unidades de terapia intensiva por meio da reorganização do fluxo, estas vagas passam a ser ofertadas para aqueles pacientes que aguardavam na Sala de Recuperação Pós-Anestésico. Isso permite a realização de novas cirurgias porque reduz o tempo de permanência do paciente na Sala", explica Lycia Diniz.

Segundo ela, é justamente o fluxo organizado que impede o cancelamento de cirurgias na medida em que novas vagas são disponibilizadas sempre e os profissionais têm como dedicar sua atenção aos casos prioritários.

Estrutura

O Centro Cirúrgico do HUSE funciona atualmente com cinco salas de cirurgia, uma Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA) com 12 leitos, onde ficam os pacientes já operados, e uma Farmácia Satélite 24h. O espaço conta ainda com vestiários masculino e feminino, salas de estar-médico e de enfermagem, de equipamentos, expurgo (para onde é encaminhado todo o instrumental utilizado após as cirurgias) e arsenal, setor responsável pela guarda de materiais já esterilizados.

O Centro está capacitado para cirurgias de pequeno, médio e grande portes em múltiplas especialidades, incluindo procedimentos complexos como neurocirurgia, ortopedia, plástica corretiva e vascular. Uma das salas possui o intensificador de imagem, aparelho de última geração indicado para realização de cirurgias de médio e grande porte, como as neurocirurgias e as intervenções ortopédicas.

Outro aparelho de destaque que equipa o centro cirúrgico do HUSE é o microscópio cirúrgico, equipamento de última geração que permite a realização de cirurgias neurológicas e oftalmológicas em estruturas microscópicas, que demandam, portanto, o aumento do campo visual.

Todas as salas são dotadas de equipamento completo de monitoração e modernos aparelhos de anestesia que, a partir da atual gestão, passaram a ter sua manutenção realizada de forma mais regular. Na Farmácia-Satélite ocorre a reposição e montagem dos kits de anestesia e cirúrgicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.