Encontro debate diretrizes étnico-raciais nas escolas
Acontecerá nesta quarta-feira, 4, e na quinta-feira, 5, o evento Diálogos Nordeste sobre a Lei nº 10.639/03, que determina a Implementação das Diretrizes Curriculares da Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas. O encontro será no Hotel Parque das Águas, em Aracaju. Essa é uma promoção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O objetivo do evento é realizar uma consulta pública sobre os elementos necessários à consolidação de uma política nacional de implementação da Lei 10.639/03, com vistas a incentivar e ampliar a capacidade dos gestores regionais para implantação dessa lei. Os debates também servirão para colher contribuições para a elaboração do Plano Nacional de implantação da referida lei.
Os temas abordados durante evento serão ‘A Relação entre a Lei 10.639/03 e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)’, ‘A Concepção de Diversidade Étnico-racial no PDE’ e ‘As Estratégias e Indicadores da implementação da Lei 10.639/03’. "Para esse diálogo, foram selecionados os 10 municípios mais populosos de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Além de representantes de entidades locais que lidam com a questão", afirmou a coordenadora do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC) Conceição Mascarenhas.
Programação
O evento será aberto às 9h, com uma explanação sobre a importância do seminário com a diretora do DED Izabel Ladeira, a representante do MEC/SECAD Leonor Franco de Araújo, a coordenadora do NEDIC Conceição Mascarenhas e a representante da Secretaria de Educação de Aracaju, Denise Nascimento.
Às 9h30min ocorrerá uma oficina, cujas atividades acontecerão em grupos abordando os seguintes eixos: ‘Fortalecimento do Marco Legal’, ‘Política de Formação para Gestores e Profissionais de Educação’, ‘Política de material didático e para-didático’, ‘Gestão Democrática e Mecanismos de Participação Social’, ‘Condições Institucionais: Financiamento’, ‘Sensibilização e Comunicação’, ‘Pesquisa’, ‘Equipes e Regime de Colaboração’ e ‘Avaliação e Monitoramento’. Durante à tarde, a partir das 13h30min, haverá o segundo momento da oficina para a elaboração de estratégias de trabalho para a área.
No dia 5 de junho, às 9h, ocorrerá uma Plenária sobre o resultado das Oficinas, com Apresentação dos pontos principais discutidos em cada grupo. Pela tarde às 14h, haverá a Continuação da discussão em plenária e a seleção dos representantes da Região Nordeste 1 para o Encontro Nacional. Às 18h ocorrerá o encerramento do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]