[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) realiza, nos próximos dias 5 e 6 de junho, no Hotel Del Mar, em Aracaju, sua II Reunião Ordinária de 2008. É a primeira vez que Sergipe sedia um evento dessa natureza, concentrando o debate sobre temas de relevância estratégica para a educação brasileira.

No primeiro dia do encontro, quinta-feira, 5, os secretários discutem sobre o "Financiamento da Educação Básica" – com a participação do professor Dr. Cândido Gomes da Universidade Católica de Brasília e de Paulo Sena, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.

A "Reforma Tributária: Mobilização em defesa da educação" será outro assunto em pauta, e contará com a presença de André Luis Barreto de Paiva Filho, secretário adjunto de Políticas e Investimento de Tributação do Ministério da Fazenda, José Henrique Paim, secretário-executivo do Ministério da Educação, deputado João Matos, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e Daniel Cara, coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

No que se refere à Reforma Tributária, a preocupação das entidades ligadas à educação é com a extinção do Salário-Educação, que é uma contribuição social prevista por lei, destinada ao setor, recolhida pelas empresas na folha de pagamento. O Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional (PDE), assim como as ações relativas à diversidade (educação escolar indígena, educação do campo, educação integral e bolsa família), e operacionalização e monitoramento do Fundeb também estarão em foco neste dia.

O segundo dia do fórum, sexta-feira, 6, será aberto com um debate sobre o "Piso Salarial e o seu impacto nos estados", para o qual foi convidado Cézar Schirmer, relator do Projeto de Lei nº 619/07 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara dos Deputados). O dia também será dedicado aos parceiros do Consed que apresentarão as iniciativas em curso para 2008.

Ao final do encontro, será lançado o Programa de Capacitação a Distância  para Gestores Escolares (Progestão), que tem o objetivo de formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um Projeto de Gestão Democrática, focada no sucesso escolar do aluno. Sergipe está entre as 25 Unidades da Federação que já implementaram o programa idealizado pelo Consed.

Coletiva

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, presidente do Consed, e José Fernandes de Lima, secretário de Estado da Educação, concederão uma entrevista coletiva para a imprensa antes da solenidade de abertura da reunião, no dia 5 de junho, às 8h, no auditório do Hotel Del Mar.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.