[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe foi reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesta segunda-feira, 26. Bahia e Sergipe foram os únicos da região Nordeste a estarem livres da doença.

O anúncio oficial está sendo aguardado para esta terça-feira, 27, em Paris, durante a 76ª Sessão Geral plenária da OIE. Além dos dois estados nordestinos, outros oito foram declarados livres da doença: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Com o reconhecimento da organização, estados exportadores de carne poderão voltar a embarcar o produto onde ele é mais valorizado, como o Chile e os da União Européia.

Vacinação

O Governo do Sergipe lançou em maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A meta é ampliar a cobertura vacinal do rebanho bovino, superando a marca histórica obtida em 2007 de aproximadamente de 98%. Isso representa a vacinação de aproximadamente 1,1 milhão de cabeças de gado.

Em 14 municípios, 100% dos animais foram vacinados. A iniciativa visa assegurar a classificação de zona livre da febre aftosa que Sergipe detém há 13 anos. Para tanto, o Governo do Estado vem se empenhando em divulgar a importância da vacinação para todos os produtores sergipanos, como forma de garantir a vacinação.

"Estamos há 13 anos sem aftosa graças à dedicação e compromisso dos nossos profissionais, que levam a todos os rincões do Estado a mensagem da importância da vacinação. Essa é uma vitória de Sergipe e de todos os sergipanos que queremos perpetuar", afirmou o governador Marcelo Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.