Déda reúne secretariado para avaliar desempenho e estabelecer metas
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, se reuniu com todo o secretariado na manhã desta segunda-feira, 26, no Palácio de Despachos, para avaliar o desempenho do Governo no primeiro quadrimestre deste ano e estabelecer as metas prioritárias para os próximos meses. Na pauta de discussão foram destacadas as diretrizes da nova política de recuperação salarial do servidor público do Estado, o fortalecimento do rigor fiscal e a intensificação da integração entre as secretarias para a eficiência na execução do plano de investimentos do Estado.
"Nossa meta é honrar os compromissos salariais sem comprometer o plano de investimento de cada pasta. Avaliamos os impactos da nova política salarial no planejamento fiscal e orçamentário do Estado e a orientação é continuar a reduzir os gastos de custeio, aperfeiçoar o controle fiscal e estimular a melhoria da arrecadação", afirmou o governador.
Anunciado na primeira quinzena de maio, o plano de recuperação salarial prevê um reajuste salarial linear de 5% e medidas de correção de distorções históricas, que se arrastavam há anos, e a recuperação salarial para algumas categorias, como os professores e policiais civis e militares. Até o fim de 2008, a folha também sofrerá impacto com a contratação de 3.437 novos servidores concursados.
"No total, teremos R$120 milhões de acréscimo na despesa de pessoal. Isso faz com que o Governo adote medidas de controle nos gastos públicos para assegurar não só pagamento dos servidores, como também para manter a viabilidade dos projetos já licitados e a regularização do Estado com a Lei de Responsabilidade Fiscal", explicou o secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, durante a apresentação das novas medidas de ajuste fiscal.
Integração
Durante duas horas de reunião, o governador e o secretariado discutiram o funcionamento administrativo, a execução de obras e projetos e o andamento de convênios com os municípios. "A integração entre as secretarias é fundamental para o desenvolvimento do plano de investimentos e exige atenção e união redobrada especialmente durante o processo eleitoral. Precisamos cada vez de mais engajamento, informação e entendimento para tocar os projetos em todas as áreas", indicou Marcelo Déda.
A agilidade no andamento com os convênios municipais também foi um ponto prioritário abordado durante a reunião. "Com o superávit financeiro, o compromisso é garantir a sustentabilidade dos investimentos aprovados em 2007. Toda secretaria foi orientada para examinar quais os convênios e parcerias já foram aprovadas e agilizar serviços e obras nos municípios sergipanos", afirmou o governador. A Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do Estado também foram orientadas para examinar os entraves burocráticos dos convênios e agilizar o andamento das parcerias.
Avaliação Positiva
No encontro com o secretariado, o governador também fez uma avaliação dos resultados divulgados pela pesquisa do Ibope. Segundo o Instituto, a aprovação do atual governo passou de 41% em dezembro de 2007 para 47% em maio este ano. "Esse crescimento revela a melhoria no ritmo da administração, a multiplicação dos investimentos e a presença efetiva do Governo em todo o Estado", analisou Marcelo Déda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda reúne secretariado para avaliar desempenho e estabelecer metas – Foto: André Moreira/ASN