Saúde prepara capacitação para Vigilâncias Sanitárias municipais
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), em parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), está preparando para a segunda quinzena de junho a primeira etapa do Curso de Atualização em Gestão e Planejamento de Vigilância Sanitária, voltado para os coordenadores de Covisa dos 75 municípios sergipanos. A capacitação é uma parceria da SES com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com Antônio Pádua, coordenador da Covisa da SES, o objetivo do curso é qualificar os gestores para melhor planejar as ações de Vigilância Sanitária e formular estratégias de fortalecimento de gestão, bem como implementar o Sistema de Vigilância Sanitária.
"Antes não havia investimentos, nem capacitações na área no Estado. Agora há uma política para o fortalecimento das gestões municipais, tanto com o repasse de ferramentas como de capacitações dos recursos humanos, porque a atuação do Estado é coordenar o sistema, fomentar políticas e executar ações complementares", disse Pádua.
O curso terá duas etapas, cada uma com 40 vagas para os coordenadores municipais. Na primeira parte, haverá uma vaga para um representante do Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), uma para um membro da Assessoria de Planejamento (Asplan) da SES e outra para um representante do Departamento Administrativo Financeiro (DAF), também da SES.
"A primeira etapa será de junho a setembro e a segunda, de outubro a dezembro", informou Cláudia Santos, coordenadora da ETSUS. Ela acrescentou que a escola é responsável por desenvolver a parte pedagógica e pelo apoio logístico. "O Núcleo da UFMG montou a estrutura e nós estamos apoiando, inclusive, as duas etapas serão realizadas na ETSUS", completou Cláudia.
Segundo Maria da Consolação Magalhães, pesquisadora do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária do Núcleo de Saúde Coletiva da UFMG, o projeto da universidade mineira existe desde 2000 com o objetivo de capacitar os gestores para atuar de forma mais eficaz na área reguladora. "Os recursos financeiros são da Anvisa, nós somos responsáveis pelo projeto pedagógico, a Covisa estadual e a ETSUS pelo apoio logístico e técnico", informou. Todos os participantes receberão certificado expedido pela UFMG ao término do curso.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde prepara capacitação para Vigilâncias Sanitárias municipais – Foto: Lúcio Telles