Rock Sertão marca diversidade cultural no interior do Estado
A uma semana da abertura dos festejos juninos, o sertão dançou ao som do rock. Nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24, o município de Nossa Senhora da Glória foi palco da sexta edição do Rock Sertão. Na segunda noite, o evento reuniu bandas de Aracaju, como Maria Scombona e Snooze, e do interior, como Fator RH de Glória e Bago de Bruxa de Estância. Além das atrações sergipanas, o público do Rock Sertão também assistiu a apresentação do cantor Zeca Baleiro.
Pela primeira vez, o evento recebeu apoio do Governo. A secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, prestigiou o evento e disse que esse apoio marca a diversidade cultural em que a atual administração estadual acredita. "É uma satisfação muito grande estar na capital do sertão e perceber que a uma semana de começarmos os festejos juninos, o Governo está investindo em diversidade cultural. Isso mostra a marca de um governo que percebe as diferenças culturais dentro dos nossos territórios. Viemos investir em um movimento espontâneo, que é o encontro de bandas sergipanas que fazem rock e que precisam do incentivo do Governo", disse Eloísa.
Segundo a secretária, o governador Marcelo Déda também é um entusiasta do festival. "Já em 2006, Déda falava sobre um festival de rock que acontecia no sertão. Ele dizia que se chegasse ao Governo, gostaria de apoiar o movimento da juventude do sertão sergipano. Esse governo é o governo da mudança. Mudar significa olhar para os movimentos espontâneos que surgem em todas as regiões do Estado, mudar significa apostar na diversidade", enfatizou a secretária.
O idealizador do festival, Kleberson Silva, agradeceu o apoio do Governo e fez questão de salientar como o Rock Sertão ganhou com a parceria. "O festival se profissionalizou. Tivemos uma boa estrutura, um bom apoio. Com o Governo, não ficamos com medo de dar problemas, como aconteceu nos outros anos. As pessoas que fazem esse festival acreditam nele, da mesma forma que as bandas sergipanas, o comércio de Glória e o Governo de Sergipe acreditou".
Show
Dark Visions, Bago de Bruxa, Snooze, Fator RH, Maria Scombona, Scarlet Peace, Forte Paradoxo passaram pelo palco. Pela primeira vez, o festival contou com a participação de uma artista nacional. Com a música ‘Pagode Russo’ de Luiz Gonzaga em ritmo de rock, Zeca Baleiro subiu ao palco. Uma mistura de música regional, rock e MPB foi mostrada no Rock Sertão.
"O festival acaba propiciando a possibilidade de as pessoas assistirem a shows que naturalmente não teriam acesso, a não ser que se deslocassem daqui para Aracaju. Apesar de já estar um pouco velho, eu gosto dessa experiência de conhecer vários lugares do país. Sempre existirão lugares que o público não te conhece tão profundamente. É interessante ver a reação quando nem todo mundo é profundo conhecedor do meu trabalho. Tem uma história de sedução, de precisar seduzir o público", comentou Zeca Baleiro antes de se apresentar.
Comércio
O Rock Sertão também serviu para garantir uma renda extra aos vendedores. José Armando Santos montou um bar na área do festival. Dividindo o trabalho com a esposa, o comerciante garantiu que as vendas desta edição foram melhores do que as dos outros anos. "Este é o terceiro ano que monto o bar aqui. Está 100% melhor. Está bem organizado, veio mais gente e por isso conseguimos vender mais", disse Armando, que é proprietário de um bar na cidade.
Já José Roberto da Silva saiu de Aracaju para comercializar brincos, colares e fazer tatuagens de henna. Seu trabalho é viajar nos fins de semana para vender seus produtos em festa no interior. Participante pela segunda vez do Rock Sertão, José Roberto comenta o que viu. "É impressionante ver como o festival cresceu de um ano para o outro. Com isso, nós só temos a ganhar".
A estudante Tawane Sousa também elogiou a estrutura do festival. "É bom ver que o Rock Sertão está melhor, mais organizado, mais estruturado. É bom saber que o Governo está chegando aqui também", disse a estudante, enquanto fazia uma tatuagem na barraca de Roberto.
LEIA MAIS
– Rock Sertão: muita música e cultura em Nossa Senhora da Glória
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Rock Sertão marca diversidade cultural no interior do Estado – Foto: César de Oliveira/ASN