Governador faz inauguração de ligações do ‘Luz para Todos’
Sentados no sofá, os amigos de Driele da Conceição assistem a um filme. Fato comum para qualquer criança da capital, inédito para essas crianças do povoado de Corimbas, no município de Poço Verde, onde a energia elétrica chegou com o programa ‘Luz para Todos’.
"Antes era chato, a gente não tinha nada para fazer, agora a gente pode assistir televisão. A luz ajuda até nos deveres da escola. Quando a professora fala de alguma coisa, eu vejo o jornal para ver mais coisas do que ela disse", conta a menina, que só foi ter televisão em casa aos 12 anos.
Mãe de Driele, a trabalhadora rural Elielza de Jesus Santos conseguiu, aos 35 anos, o direito de economizar na feira, ganhar renda extra e assistir televisão graças ao ‘Luz para Todos’. "Quando ia para a feira, só comprava a verdura que ia usar. Se sobrava comida, jogava fora. Tudo porque não tinha geladeira para guardar. Com a energia elétrica serviu até para ganhar dinheiro", disse Elielza, que já comercializa refrigerantes e cervejas na sala de casa.
Na casa de Elielza, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez a inauguração simbólica das 116 novas ligações do ‘Luz para Todos’ na tarde desta quarta-feira, 21. Enquanto a chuva caía sobre o sertão sergipano, o governador lembrou como o programa contribuiu para o desenvolvimento da região.
"Além de levar conforto para os trabalhadores rurais, o ‘Luz para Todos’ também proporciona melhorias no desenvolvimento econômico da região. Cria-se a possibilidade de ter unidades produtivas, de se criar beneficiadora dos produtos agrícolas, de comprar uma TV, de se poder ter uma geladeira. Modifica a vida do povoado", afirmou o governador
Para o marido de Elielza, José da Conceição, a parceria entre Governo do Estado e Governo Federal conseguiu realizar o sonho antigo da luz elétrica. "Antes era péssimo. A gente perguntava quando que a luz ia chegar, mas as pessoas não se importavam. A nossa ansiedade era grande. Mas quando Déda chegou, foi rápido. Estou alegre demais", disse o trabalhador rural.
Vizinho de José Conceição, Rosalvo Oliveira também ganhou o direito de ter luz elétrica em casa e já faz planos de quais eletrodomésticos quer comprar. "O primeiro será a televisão, depois a geladeira. Quando acendi a luz da minha casa parecia que estava no céu", disse.
Programa
Criado em 2003 pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ‘Luz para Todos’ tem o objetivo de promover acesso à energia elétrica à totalidade da população do meio rural brasileiro. A meta é atender a cerca de 2,5 milhões de famílias brasileiras residentes na área rural, beneficiando cerca de 12 milhões de pessoas.
Em Sergipe, o programa ganhou fôlego nos últimos seis meses. "Em seis meses, foram feitas mais ligações do que nos últimos dois anos. Isso porque nós resgatamos o projeto e retomamos o compromisso do presidente Lula de eletrificar todo Estado de Sergipe", disse Marcelo Déda.
A previsão é que até o fim deste ano o município de Poço Verde esteja todo eletrificado. Outra a meta é que todo Sergipe esteja com luz elétrica até o fim de 2009.
O presidente da concessionária Energisa, Eduardo Mantovani, salientou a importância da parceria entre os Governos Federal e Estadual e a empresa para implementação do programa.
"É um programa que leva a possibilidade de desenvolvimento para o campo com produção, educação, saúde, com infra-estrutura adequada para fixar o homem no campo. Depois que nós assinamos o novo contrato em setembro do ano passado, já foram feitas 3500 novas ligações. Esse número é maior do que desde o início do programa em Sergipe", disse o presidente da Energisa.
Presenças
Participaram da inauguração o secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, o vice-governador, Belivaldo Chagas, o prefeito de Poço Verde, Antonio Doria, o prefeito de Campo do Brito, Manuel de Souza, a prefeita de Tobias Barreto, Marly Barreto, o prefeito de Simão Dias, José Valadares, os deputados estaduais Valmir da Madareira e Conceição Vieira, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), José Sobral, o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, o presidente do Sebrae, José Guimarães.
Também estiveram no povoado os secretários de Estado da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Macedo, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, da Articulação Política, Jorge Araújo, e do Planejamento, Lúcia Falcón.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador faz inauguração de ligações do ‘Luz para Todos’ – Foto: Márcio Dantas/ASN