[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

‘No princípio, todas as crianças são iguais. O que vai acontecer depois é responsabilidade de todos nós’. É com este mote que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) lançou nesta sexta-feira, 16, a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. "Esta campanha é muito importante, pois chama todos, órgãos governamentais e sociedade civil, para sua responsabilidade com a criança e o adolescente. Mas vamos trabalhar para que esta não seja apenas uma campanha, mas uma rotina diária de todos nós", disse a primeira dama, Eliane Aquino.

O lançamento da campanha faz parte das atividades do ’18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, data marcada pela morte de uma menina de 8 anos de idade, que ficou prescreveu impune, na cidade de Vitória (ES). "Vivemos uma realidade favorável a mudanças, pois a sociedade tomou a violência como um problema dela. Hoje, se discute, se denuncia, se combate a violência contra a criança e o adolescente. Precisamos fortalecer os trabalhos desenvolvidos, unindo ainda mais poder público e sociedade civil", disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes.

Após o lançamento, aconteceu uma palestra com a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e do Adolescente, Neide Castanha. A palestra foi ‘Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes: 35 anos de Araceli’, seguida por uma mesa-redonda, com relatos de experiência sob o mesmo tema, que contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual e secretarias estaduais de Educação, Inclusão Social e Saúde.

"O dia 18 de maio é um mecanismo estratégico para se comunicar a sociedade e com as autoridades, relembrando a todos seus papéis e responsabilidades. É muito mais que uma prestação de contas, é um reforço, um chamamento para o combate à violência contra crianças e adolescentes", explicou Neide Castanha.

A solenidade contou ainda com a presença de diversas organizações não governamentais e instituições, como Pastoral da Criança, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outras. Participaram também, o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), a deputada estadual Conceição Vieira, representando a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a promotora de Justiça, Maria Conceição Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Infância e à Adolescência (NAIA) e do conselheiro tutelar do 3º Distrito de Aracaju, Jerônimo Sérgio.

18 de Maio

O dia 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória da criança Araceli, que foi abusada sexualmente e morta em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Foi um crime cometido por pessoas da alta sociedade e que causou grande comoção na época, mas prescreveu impune.

Neste domingo, 18, a partir das 10h, acontece a ‘Blitz da Paz’, na Orla de Atalaia. Esta atividade é uma ação da Secretaria de Inclusão Social e de Turismo para chamar a atenção de sergipanos e turistas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ‘Blitz da Paz’ terá concentração nos arcos da Orla.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.