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Sergipe vai se transformar no arraiá mais quente do país. Essa é a meta da programação dos festejos juninos ‘Sergipe, Forró e Paixão’, lançada num café da manhã para a imprensa, prefeitos e patrocinadores da festa nesta quinta-feira, 15, pelo governador Marcelo Déda, na sede da Aease. No total, o Governo de Sergipe vai investir R$ 10.876.686,90, o dobro do ano passado, nos arraiás de 31 municípios sergipanos, sete deles como cidades-pólos: Aracaju, Areia Branca, Muribeca, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Canindé do São Francisco e Itaporanga D´Ajuda.

Revitalização e interiorização das tradições juninas, fortalecimento da economia local e consolidação de Sergipe com um dos principais destinos turísticos no país foram destacados pelo governador como os três focos prioritários da campanha para os festejos juninos, que serão abertos oficialmente no dia 31 de  maio em Areia Branca. As atrações no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, começam nos dias 1º de junho.

"Com a duplicação dos investimentos para os festejos juninos, o Governo tem como meta revitalizar e valorizar a interiorização da nossa cultura popular, fortalecendo prioritariamente as tradições das festas nas cidades-pólo que este ano se estendem a mais três municípios, Canindé, Socorro e Itaporanga. Todo esse recurso anunciando também servirá de alavanca para a divulgação do Estado de Sergipe como destino turístico e aquecerá a economia local, com a participação de artistas locais, donos de bares, artesãos e todos os integrantes dessa cadeia produtiva", afirmou o governador Marcelo Déda, sobre o apoio estadual feito através do Banco do Estado de Sergipe(Banese) e das secretarias de Estado da Comunicação Social e da Cultura, além da Emsetur e Aperipê.

Durante o lançamento, o governador destacou a utilização do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-culturais e de Comunicação Social (FEPCS) como instrumento inovador e fundamental para a seleção dos projetos que receberam o apoio do Governo do Estado em eventos juninos. "É a primeira vez que o Estado de Sergipe utiliza uma política de patrocínio, profissional e transparente, com critérios que foram publicamente divulgados e baseado numa lei aprovada pela Assembléia Legislativa. Todos os municípios tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos e, depois de criteriosamente examinados, foram selecionados, dentro do orçamento reservado pelo Estado para os festejos juninos", explicou Marcelo Déda.

Do total de investimentos, R$ 1.790.000,, são provenientes do Fundo Estadual de Patrocínio para apoiar os 31 municípios beneficiados. Além de Aracaju e das seis cidades-pólos no interior do Estado, o Governo de Sergipe apoiará também os festejos juninos das prefeituras dos municípios de Barra dos Coqueiros, Cristinápolis, Gararu, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaina, Japoatã, Monte Alegre, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Verde, Salgado, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão e Umbaúba. Também entram nessa lista de incentivo as associações comunitárias de Riachão do Dantas, Pedrinhas, Boquim, Neópolis, Gaccho Cardoso e Pedra Mole.

No pacote de recursos investidos, também estão sendo alocados R$ 1.271.896,90 num plano especial de divulgação dos festejos juninos. Responsável pela organização do evento, a Comissão dos Festejos Juninos captou R$ 1,55 milhão provenientes de patrocínio do Banese, Ministério do Turismo, Petrobras, G. Barbosa, Sol, Maratá, Claro, Setransp e Banco do Nordeste.

Arraiá do Povo

Em Aracaju, o governador confirmou a ampliação e a consolidação do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, como um grande cenário para o resgate e fortalecimento da tradição junina sergipana. No total, o Governo do Estado está investindo na organização do Arraiá R$ 4.182.289,00. "Este ano a novidade fica por conta da ampliação da programação no Arraiá, que terá shows de 1º a 30 de junho, mas a cidade cenográfica ficará montada até o dia 15 de julho, para aproveitar a ressaca do São João durante o mês turístico de julho", explicou Déda.

Na programação do Arraiá do Povo, muitas quadrilhas juninas, grupos folclóricos, artesanato, comidas típicas, bares e restaurantes, mostras artísticas e culturais, além de uma grande arena para shows em palco duplo de algumas das mais renomadas atrações do estado e do país, como Clemilda, Amorosa, Rogério, Sergival, Naurêa, Erivaldo de Carira, Adelmário Coelho, Callypso, Alcymar Monteiro, Aviões do Forró, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Mastruz com Leite e Cavaleiros do Forró. O Arraia será palco para apresentação de 37 trios pé-de-serra, 38 artistas sergipanos, 22 artistas nacionais e 26 quadrilhas juninas.

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Valorização regional

No total, o Governo, através da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), vai destinar R$ 727,5 mil no pagamento de artistas que vão se apresentar no interior. No Arraiá do Povo, serão R$ 320 mil em cachês para artistas sergipanos. "Temos um compromisso muito forte com a valorização da cultura local. Todos os artistas sergipanos vão receber o pagamento antecipado do cachê e estarão se apresentando em todos os palcos, espalhados por todo o território. Nossa programação priorizou dar prestígio tanto ao artista da casa quanto a shows de renome nacional", pontuou o governador.

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) vai investir, no total, R$ 1.325,275 para apoiar os 25 municípios selecionados pelo Plano Estadual de Patrocínio para os festejos juninos. O Banco também será o cotista máster do Forró Caju, realizado na capital. "O Banese entra mais uma vez como parceiro do Governo do Estado para contribuir diretamente com a realização das festas populares no interior do Estado e também em Aracaju, reforçando sua política de retorno ao incentivo do desenvolvimento cultural e econômico em Sergipe", declarou o presidente do Banco, João Andrade.

Durante a realização dos festejos juninos, o Governo também dará suporte a toda a estrutura no interior e na capital, através dos serviços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Saúde, Detran e todas as secretarias e órgãos estaduais envolvidos diretamente nos festejos que mobilizam todo o Estado.

Presenças

Participaram do lançamento da programação os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Maria das Graças Garcez (Itaporanga), Maria Mendonça (Itabaiana), Ascendino Souza (Areia Branca), João Aragão (Monte Alegre), Graziele Costa (Moita Bonita), Eliseu Santos (Cristinápolis), José Silveira Guimarães (Umbaúba), José Cardoso de Matos (Gararu), Carlos Augusto Ferreira (Brejo Grande), Valter Barreto (Santa Rosa de Lima), Janete Alves(Salgado), Antônio Dória (Poço Verde), Joana Barroso (Muribeca), Ivan Leite (Estância),

Também estiveram presentes o gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, o presidente do Aracaju Conventions & Visitors Bureau, Sérgio Oliveira, o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio, o diretor da Maratá, Gilson Fonseca, além da diretorade Assuntos Coorporativos do G.Barbosa, Nadja Mattos, e do gerente de Marketing e Comunicação do G. Barbosa, Fernando Nadalim.

Marcaram presença também os secretários de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, do Turismo, João Augusto Gama, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, de Coordenação Política, Jorge Araújo, de Esporte e Lazer, Léo Filho, o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes, e o chefe do Gabinete Militar, coronel Carlos Augusto Lima.

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