[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Caderno e lápis nas mãos, as estudantes Vanessa Dias e Karine Oliveira espiam, curiosas, o funcionamento de um fogão solar.  Bem vizinho dali, com a caixa afiada, o mestre Walter dos Santos, 60, comanda seu grupo de pífano Terno de Zabumba São José. Do outro lado da praça, os noivos Simone Barbosa e Carlos Andrade esperam ansiosos na fila para a inscrição do casamento coletivo. Durante todo o dia desta sexta-feira, 9, e da manhã deste sábado, 10, a praça Matriz, em Itabaiana, vira uma verdadeira feira da cidadania, na terceira edição do projeto ‘Sergipe de Todos’.

No total, o Governo de Sergipe montou 46 estandes de diversas secretarias e entidades parceiras que prestam serviços, fornecem informações e estimulam o envolvimento cidadão na capital do Agreste Central, localizada a 58 quilômetros de Aracaju, e um dos principais centros econômicos de Sergipe.

"Já vimos como reciclar o lixo, descobrimos o que o Ministério Público faz, e agora já sabemos que com uma caixa de papelão, papel alumínio e outras coisas simples a gente pode fazer um fogão solar, que economiza dinheiro, preserva a natureza e funciona de verdade, assa até banana", contou a estudante Vanessa Dias, 16, aluna do Colégio Estadual Nestor Carvalho, sobre a maratona de conhecimentos aprendidos durante a passagem da caravana da cidadania que já esteve em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, e na cidade de Propriá, no Baixo São Francisco.

Expedição de identidade, CPF e carteira de trabalho, exames de sangue e glicemia, campanhas de combate à dengue e prevenção no trânsito, corte de cabelo, biblioteca ambulante, apresentações musicais, parque de diversão, a extensa lista do projeto ganhou, na terceira rodada da caravana da cidadania, mais dois serviços importantes: um estande informativo do Ministério Público Estadual e, através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Itabaiana, intermediada pelo Governo do Estado, os casais da cidade poderão se inscrever para um casamento coletivo que será realizado assim que os trâmites legais forem cumpridos.

"É muito bom ver a praça lotada com sergipanos vindo dos povoados de toda a região para ter acesso aos serviços em Itabaiana e perceber que cada evento a equipe trabalha cada vez melhor para que a população exerça o direito de cidadania de forma plena", avaliou a coordenadora do Sergipe de Todos, a primeira dama Eliane Aquino, que acompanhou o governador Marcelo Déda na visita a cada um dos estandes.

A expectativa é que essa terceira edição do projeto na quarta mais populosa cidade de Sergipe supera os mais de nove mil atendimentos diretos feitos no último evento, realizado no fim de abril em Propriá.

Parcerias e capacitações

Oficinas de rádio, curso de técnicas de vendas, salas de leitura. Patrocinado pelo BaneseCard, o Sergipe de Todos também leva no seu pacote de cidadania capacitações para o desenvolvimento da região. Em parceria com o Senai, o Governo, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, vai oferecer, de 19 de maio a 3 de junho, curso de técnicas de vendas, realizado no Colégio Estadual Murilo Braga.

Interessados no anúncio sobre uma oficina de rádio oferecida pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, os jovens Douglas Silva, 16, e Romário Freire, 17, correram para fazer suas inscrições. "Já é um investimento para o nosso futuro e a gente vai estar aprendendo melhor como usar a comunicação para levar conhecimento para a comunidade daqui", explicou Douglas.

Através da oficina com ênfase na Educomunicação Socioambiental, os participantes irão além do aprendizado sobre pauta e produção, roteiro e locução. "Nosso foco principal é no público como agentes jovens, professores e alunos que são multiplicadores de informação. Através da oficina, eles desenvolvem o senso crítico em relação à mídia, discutem temas como a convivência com o semi-árido e muitos já saem do curso com a iniciativa de montar rádios nas escolas", explicou Nanah Alves, assessora do Núcleo de Integração de Projetos da Secom, entre os mais de 300 servidores públicos mobilizados diretamente na ação em Itabaiana.

O projeto

O ‘Sergipe de Todos’ é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. A Fecomércio, o Sesi, o Senac, o Sesc, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), a Prefeitura de Itabaiana, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MP), o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.