Governo investe na viabilização da Zona de Processamento de Exportações
Prospectar potenciais investidores para a Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE). Com esse objetivo, o Governo de Sergipe participa nesta semana em Houston, no Texas (EUA), de um dos maiores eventos mundiais da indústria do petróleo, a Offshore Technology Conference (OTC). O Governo do Estado está sendo representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.
De acordo com o secretário, o momento é considerado propício para a atração do investidor estrangeiro, após a agência de classificação de risco Standard and Poor´s conceder ao Brasil na última quarta-feira, 30 de abril, o grau de investimento (investment grade). A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros.
As indústrias da cadeia de suprimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás aparecem como fortes candidatas à especialização produtiva da Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE). "As atividades de exploração e produção de petróleo e gás têm crescido em ritmo acelerado em todo o mundo, justificando investimentos em novas plantas industriais", afirmou Jorge Santana.
A ZPE-SE será implantada na Barra dos Coqueiros, próximo ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa. As indústrias de suprimento para exploração de petróleo e gás que se instalarem em Sergipe poderão atender ao mercado interno brasileiro e outros importantes mercados que podem ser facilmente atingidos por via marítima, dada a posição geográfica privilegiada da ZPE-SE.
Localizada nas regiões menos desenvolvidas, a ZPE tem a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País. São áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de indústrias voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]