‘Sergipe de Todos’: Deso vai ampliar inclusão de famílias no Programa de Tarifa Social
Dentro do conjunto de serviços que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai disponibilizar no programa ‘Sergipe de Todos’, que será realizado pelo Governo do Estado e entidades parcerias nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, na Praça Fausto Cardoso, em Propriá, um entre os de maior relevância, devido ao aspecto social, é o Programa de Tarifa Social. Nos dias do evento, a equipe de assistentes sociais da Deso vai divulgar o programa e cadastrar as famílias para a análise sócio-econômica, que indica se há a viabilidade de inclusão na Tarifa Social.
Na semana seguinte, a equipe de assistentes sociais vai permanecer na região e dará início à segunda etapa da ação, que é a realização da análise sócio-econômica, com visitas aos domicílios das famílias cadastradas e a verificação dos dados informados no cadastro. Para efetivar o cadastro, basta apenas o comprovante de propriedade do imóvel e o preenchimento do requerimento que será distribuído no posto avançado da Deso montado na praça Fausto Cardoso, em Propriá.
No posto avançado, os cidadãos terão acesso também a várias informações sobre sistema de abastecimento de água, como reduzir consumo, como evitar vazamentos e desperdício, assim como podem ser solicitar serviços. Embora haja um escritório da Deso na cidade, toda a estrutura itinerante de atendimento estará preparada para qualquer situação, para facilitar ainda mais o acesso aos serviços.
O que é Tarifa Social
O Programa de Tarifa Social é um benefício que a Companhia de Saneamento de Sergipe oferece a pessoas de baixa renda, cujo objetivo é facilitar o acesso ao serviço de água reduzindo a tarifa à metade do valor mínimo cobrado: a tarifa básica equivale a R$ 15,07. Com o benefício do programa, a fatura passa para R$ 7,53. Para que a família seja beneficiada, é necessário que ela se encaixe em alguns critérios:
1 – que o imóvel seja residencial;
2 – não pode haver débitos pendentes;
3 – que o dono não tenha outra casa cadastrada na Deso;
4 – aprovação da avaliação sócio-econômica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]