‘Sergipe de Todos’: Detran e Transportes levam educação e informação
A Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) e o Detran vão participar da segunda edição do projeto ‘Sergipe de Todos’, do Governo do Estado, que acontecerá na cidade de Propriá nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26. No decorrer do evento, a população terá à disposição os setores de educação para o trânsito, o ‘Fale com o Detran’ e um terminal de atendimento ao público, que realizará consultas sobre habilitação, licenciamento e outros serviços do órgão.
Também estão previstas ações nas escolas públicas e privadas do município. O trabalho da equipe da Setram e do Detran se dará de diversas formas. Na abertura do evento, as ações acontecerão no estande dos dois órgãos, que ficará na Praça da Matriz, e em seguida uma equipe de educadoras seguirá para as escolas estaduais, municipais e privadas de Propriá, três delas localizadas em povoados. No estande, além da panfletagem, haverá exibição de filmes educativos e aplicação de um questionário para os motoristas. Já no sábado, 26, a equipe fará uma panfletagem na feira da cidade.
Na sexta-feira, a equipe da Ouvidoria do Detran atuará de forma educativa, distribuindo adesivos, camisas, porta-documentos e panfletos educativos sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. De acordo com o ouvidor-geral do órgão, Marcelo Soares, essa ação é uma continuação de uma campanha iniciada durante o Pré-Caju. "Começamos as ações na prévia carnavalesca, com o intuito de mostrar às pessoas a importância de beber e não dirigir. Iremos continuar fazendo este trabalho em todos os eventos que o Detran estiver participando", declarou Soares.
O Detran ainda fará, durante o ‘Sergipe de Todos’, a entrega das carteiras de habilitação das pessoas que passaram no exame prático realizado em Propriá, no dia 19 de abril. Essas ações mostram o quanto o Governo do Estado se preocupa com a população e o esforço empreendido pelo órgão para atender às pessoas da melhor maneira possível. "É muito importante estarmos presente nesse evento, levando nossos serviços à população local e vendo de perto as necessidades de todos. O nosso objetivo é atender com qualidade", disse o presidente do Detran, Francisco Dantas.
Peça teatral
Uma das novidades que a Setram e o Detran apresentarão nesta segunda edição do ‘Sergipe de Todos’ é uma peça teatral, cujo foco será a educação de crianças e adolescentes. As apresentações acontecerão na praça da Matriz, pela manhã e à tarde. "Uma das nossas preocupações é com os futuros motoristas. Os números sobre acidentes no Brasil são assustadores. São 35 mil mortes a cada ano e grande parte desses acidentes acontecem exatamente pela condução inadequada do veículo. O que nós queremos é sensibilizar e educar as crianças para se tornem condutores responsáveis no futuro", falou o secretário dos transportes, Bosco Mendonça.
Educação continuada
Na segunda-feira, 28, e na terça-feira, 29, a equipe de educadoras da Setram e do Detran realizarão palestras e apresentação de vídeos nas escolas que fazem parte do projeto ‘Trânsito para Todos’, desenvolvido pelo Governo do Estado. A educação continuada foi desenvolvida com muito sucesso na primeira edição do ‘Sergipe de Todos’, em Nossa Senhora da Glória, o que acontecerá também em Própria.
Outros serviços
O Detran levará, também, o Fale Conosco (Ouvidoria), para que a comunidade possa estar mais perto do órgão, fazendo questionamentos e sugestões, e um terminal de atendimento, com acesso direto ao sistema de acompanhamento de documentos, onde a população poderá obter informações sobre veículos e habilitação, bem como a Ciretran de Propriá, que atenderá, na sexta-feira, até às 17h, e no sábado, das 8h às 17h.
O projeto
O ‘Sergipe de Todos’ é um projeto do Governo do Estado, coordenado pela primeira-dama, Eliane Aquino. O projeto é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Sergipe de Todos’: Detran e Transportes levam educação e informação – Clique para ampliar