Samu 192 Sergipe elabora Plano Estadual de Atendimento a Desastres
Preparar os profissionais para agir em casos de acidentes com grandes proporções e múltiplas vítimas. Foi com este propósito que gerentes e coordenadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) se reuniram no sábado, 19, para traçar as primeiras medidas e ações para concretizar o Plano Estadual de Atendimento à Desastres (PEAD), uma nova estratégia voltada à segurança da população em situações de catástrofe. O encontro aconteceu na própria sede do Serviço, anexa ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho.
Para dar sustentação ao PEAD será preciso formar uma Câmara Técnica, composta por integrantes de diversos setores representados na reunião deste sábado, entre eles a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além de outras entidades públicas e privadas. Neste primeiro momento, os integrantes da iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Samu Sergipe, mapearam os locais que oferecem riscos e vulnerabilidade a acidentes de maiores proporções como enchentes e explosões.
O grupo de profissionais que fará parte do PEAD vai atuar nos procedimentos iniciais de socorro às vítimas para garantir o fluxo adequado de atendimento e preparar o acesso às unidades hospitalares. Também será solicitada ajuda de outros parceiros, como os meios de comunicação e a própria sociedade civil organizada. O processo de colaboração, que deve envolver cerca de 200 pessoas de forma direta e indireta, vai tornar as iniciativas mais ágeis.
"O Samu 192 Sergipe já possui uma estratégia de socorro imediato que interliga os hospitais regionais numa ação capaz de garantir importante suporte para casos que envolvam vítimas simultâneas, mas a efetivação do Plano vai proporcionar a Sergipe uma retaguarda ‘macro’. Neste sentido, o Estado será um dos primeiros do país a atuar nesse tipo de cobertura", explicou a coordenadora de Enfermagem do Samu Sergipe, Conceição Mendonça.
De acordo com ela, é preciso que Sergipe esteja pronto para enfrentar os desastres naturais e humanos. "Os acidentes, não só os terrestres, mas também os aéreos, podem acontecer em qualquer lugar sem que a gente espere. Por este motivo, a elaboração do Plano é um importante avanço", destacou a coordenadora.
Capacitação
Também neste sábado, 19, mais uma turma de enfermeiros e médicos do Samu 192 Sergipe participou, no auditório do HUSE, de mais uma fase do curso de Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS- Prehospital Trauma Life Support), um protocolo universal seguido no mundo inteiro para o salvamento de vítimas. A abertura do evento foi feita pela secretária adjunta de Estado da Saúde, Mônica Sampaio.
Segundo ela, a elaboração do Plano e a permanente capacitação de profissionais do Samu são ferramentas essenciais para ampliar a cobertura oferecida pelo Estado aos usuários do Sistema Único de Saúde, com atendimento ágil e humanizado. "Com os profissionais devidamente preparados, vamos dar mais tranqüilidade aos sergipanos", frisou.
As aulas da capacitação são ministradas por profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo e abordam temas como choque, trauma de tórax, lesões térmicas e o atendimento a pacientes especiais: crianças, idosos e gestantes. Para ampliar os conhecimentos, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou uma oficina prática com simulação de acidente grave. "Priorizar uma assistência ágil e eficiente são as principais metas do Samu", enfatizou o coordenador médico do Serviço, José Edvaldo Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Samu 192 Sergipe elabora Plano Estadual de Atendimento a Desastres – Foto: Márcio Garcez/Saúde