Governador recebe a mais alta comenda da Polícia Militar
Na solenidade promovida na manhã desta sexta-feira, 18, em homenagem ao patrono da Polícia Militar de Sergipe, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, o governador Marcelo Déda foi agraciado com a maior comenda da PM, a Medalha Tiradentes. O ato, que ocorreu no teatro Tobias Barreto, também foi marcado pela condecoração de diversas autoridades civis, militares e integrantes da corporação por merecimento e tempo de serviço.
Durante o ato, o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel José Péricles de Menezes, enfatizou a importância do ato para a história da corporação. Segundo ele, o alferes Tiradentes, pelo exemplo de coragem cívica e sentimento patriótico, é o patrono da maioria das polícias militares do Brasil. "Tiradentes é um exemplo de patriotismo que inspira nossa corporação manter sempre vivo o sentimento de patriotismo, o compromisso cívico e a defesa dos princípios da cidadania", afirmou.
Em seguida, o governador, em companhia do comandante da PM, fez a aposição simbólica de flores junto ao busto de Tiradentes.
Homenageados
Na solenidade, também foi concedida a Medalha do Mérito Policial Militar a autoridades como o deputado estadual Francisco Gualberto, o promotor da Justiça Militar Jarbas Adelino Santos Júnior, e o ex-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju (Emsurb), Sílvio Santos, pelos relevantes serviços prestados em prol da corporação.
Também receberam a Medalha do Mérito Policial Militar o comandante geral da Polícia Militar do Estado da Paraíba, coronel Kelson de Assis Chaves, o assistente do comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, major Francisco Kerjean Lopes, entre outros militares e integrantes da PMSE.
Foram concedidas ainda as Medalhas por Tempo de Serviço com as classificações Ouro, Prata e Bronze, respectivamente, por 30, 20 e 10 anos de serviços na corporação, a diversos militares sergipanos. O chefe do Gabinete Militar do Governo, tenente-coronel Carlos Augusto Lima Bispo, foi um dos condecorados.
Houve também uma homenagem aos familiares dos 27 cadetes sergipanos que estão participando do Curso de Formação de Oficiais (CFO) em academias militares espalhadas pelo país. Uma surpresa foi preparada pelo Comando de Operações Especiais (COE), que realizou uma simulação de entrada tática no teatro Tobias Barreto, utilizando até a técnica de descida em rapel no palco.
Herói brasileiro
"Acredito e alimento a tese de que Tiradentes é o maior herói do Brasil. Ele foi um filho do povo que se apaixonou pela liberdade, conspirou ao lado de fazendeiros, padres e intelectuais e, quando o movimento foi reprimido e ele preso, não se acovardou, manteve intactas as suas idéias e não praticou a traição", afirmou o governador, referindo-se ao exemplo de Tiradentes.
"Ele assumiu, com o custo de sua própria vida, a defesa de um país independente e de um povo livre. Dos heróis brasileiros, o que mais me inspira, e acredito que deve inspirar milhões de brasileiros, é Tiradentes. Certamente, este é o motivo para que ele seja o patrono das polícias em diversos estados brasileiros", completou Marcelo Déda.
Após a exibição de um vídeo-documentário sobre a atuação da corporação, em diversas vertentes, e aspectos peculiares de diversos policiais que exercem intensa atividade social, em paralelo à atuação na corporação, o governador ressaltou a importância das polícias militares em defesa da ordem pública. "Aproveito a solenidade para cumprimentar todos os militares sergipanos, todas as polícias militares de todo o Brasil, pois estamos homenageando um patrono que dignifica as corporações e enche de orgulho como cidadãos brasileiros", concluiu o governador.
Presenças
A solenidade contou com a presença da deputada estadual Conceição Vieira, dos secretários de Estado da Articulação Política, Jorge Araújo, e da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, do secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcos Passos, entre outras autoridades.
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador recebe a mais alta comenda da Polícia Militar – Foto: Márcio Dantas/ASN