Orquestra Sinfônica faz concerto com o solista Emmanuele Baldini
A Orquestra Sinfônica de Sergipe faz nesta quinta-feira, 10, às 20h30min, no Teatro Tobias Barreto, um concerto com a apresentação do solista italiano Emmanuele Baldini (violino). O repertório terá peças como ‘Concerto para Violino’, de Jean Sibelius, ‘Abertura Oberon’, de Carl Maria Von Weber, e Sinfonia do Novo Mundo, de Antonin Dvorák. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2 (meia).
Para o maestro Guilherme Mannis, da Orquestra Sinfônica, o programa musical é um desafio para os músicos, a começar pela execução do ‘Concerto para Violino’. "Ele é um dos mais belos e difíceis concertos para violino já escritos. Os músicos ainda vão executar a vibrante Abertura da Ópera Oberon e a melodiosa e enérgica Sinfonia do Novo Mundo, escrita em 1893, significando a visão musical de um europeu ao chegar aos Estados Unidos e vislumbrar um novo mundo repleto de oportunidades. Será uma apresentação inesquecível".
Segundo o maestro, Sergipe está, cada vez mais, construindo um público jovem para a música clássica. "Cada vez mais um público jovem vai aos concertos da Orquestra, proporcionados pela Secretaria de Estado da Cultura. O fato de um solista como Emmanuele Baldini, uma figura freqüente em orquestras e salas de concerto de todo o mundo, visitar Aracaju por duas semanas consecutivas, evidencia a qualidade de um grupo em crescimento e em sintonia com o que de melhor é apresentado na música clássica brasileira", afirmou Mannis.
Baldini
O violinista Emmanuelle Baldini nasceu em Trieste, na Itália, em uma família de musicistas. Estudou na Classe de "Virtuositè" do Conservatório de Genebra, com Corrado Romano, e em Berlim e em Salzburgo, com R. Ricci. Para a sua formação em música de câmara, estudou com o "Trio de Trieste" e com F. Rossi.
Vencedor de numerosos concursos internacionais desde muito jovem, (1º prêmio em Stresa, Capri, ‘Forum Junger Kunstler’ em Viena), consagrou-se como solista ganhando o 1º prêmio ‘Virtuositè’, com menção especial em Genebra, e o 3º prêmio no Concurso ‘R. Lipizer’, de Gorizia. Ele também ganhou, em duo, o 2º prêmio no Concurso Internacional de música de câmara ‘Riviera del Conero’, o 2º prêmio em Pinerolo e o 2º prêmio em Caltanissetta.
Baldini apresenta em seu currículo recitais solo ou em duo (violino e piano), em toda a Itália e nas principais salas européias. Ele interpretou os principais concertos do repertório para violino acompanhado por orquestras como a ‘Wiener Kammerorchester’ (Mozart), a ‘Rundfunk Sinfonieorchester Berlin’ (Schumann), a ‘Orquestre de la Suisse Romande’ (Schostakovitc), a ‘Flanders Youth Philarmonic Orquestra’ (Bruch), a Orquestra de Estado da Moldovia (Brahms e Mendelssohn), a Orquesta do Teatro ‘G. Verdi’ de Trieste (Mozart e Dvorák), a Orquestra de Câmara de Mántua (Mozart).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Orquestra Sinfônica faz concerto com o solista Emmanuele Baldini – Foto: Jorge Henrique/ASN