[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, anunciou nesta sexta-feira, 4, durante uma visita a cidade de Itabaiana, um aumento no efetivo policial da Delegacia de Polícia Civil e do 3º Batalhão da Polícia Militar, que atuam no município. As medidas visam frear os índices de homicídios registrados nos últimos dias. O plano de ação prevê o envio de 25 militares do Batalhão de Polícia de Choque e da Companhia de Polícia de Radiopatrulha e 10 policiais civis remanejados de outros municípios do Estado. Os policiais permanecerão na cidade pelos próximos seis meses.

"Vamos fazer operações em todo o município, pois não podemos permitir que pistoleiros ajam nesta cidade com ousadia", disse Kércio. A afirmação aconteceu após uma reunião com o secretário-adjunto da SSP, delegado Marco Passos, o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes, o coordenador da Polícia Civil do Interior (Copci), delegado Júlio Flávio, o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel Albino de Brito, e o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Enílson Aragão.

Além do reforço dos policiais da capital, militares que trabalham um dia (24 horas) e folgam três (72 horas) no 3º batalhão terão os dias de folga comprados mediante o pagamento de diárias. "A criminalidade é dinâmica, mas nós temos que ir para o enfrentamento. E o combate se faz aumentando a ostensividade, adotado procedimentos de investigação com inteligência para apresentarmos resultados satisfatórios à comunidade, a exemplo do que já aconteceu em 2007", enfatizou Enílson.

O comandante geral da PM, coronel José Péricles Menezes, garantiu o envio de mais viaturas ao 3º batalhão. Por sua vez, a SSP vai deslocar mais três motocicletas para reforçar o policiamento ostensivo do município. De acordo com o delegado Júlio Flávio, a força-tarefa tem a missão de trabalhar no enfrentamento da criminalidade e, sobretudo, na prevenção de crimes. "Essa concentração de esforços trará resultados positivos para os moradores de Itabaiana".

Na oportunidade, a cúpula da SSP se reuniu com a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, e anunciou as primeiras medidas que serão adotadas. Durante o encontro com a chefe do executivo municipal, espalhou-se rumores na cidade de um novo homicídio ocorrido na estrada de acesso à cidade de Malhador. O crime não foi confirmado, mas vários policiais foram deslocados até o local. "Peço a colaboração da população e da imprensa, no sentido de não espalhar notícias não confirmadas", solicitou Kércio.

"Liguei para o governador em exercício e para o secretário de Segurança e pedi que os problemas relacionados a estes homicídios fossem resolvidos. Esses crimes sujam a imagem de nossa cidade e não condiz com o povo trabalhador e ordeiro deste município. Espero que com essas ações os problemas sejam ao menos amenizados", reforçou Maria Mendonça.

O comandante do 3º BPM apresentou um panorama do efetivo, das viaturas e dos trabalhos realizados pela PM no município. Na oportunidade, Enílson pediu que os dados registrados no boletim on-line da Polícia Civil fossem compartilhados com o 3º batalhão. O objetivo é montar operações nos bairros onde ocorre o maior número de crimes. O secretário garantiu ao comandante imediato acesso ao sistema.

Em relação ao homicídio praticado contra o ex-presidiário Antonio Carlos Lima dos Santos, 23 anos, ocorrido nas dependências do hospital Doutor Pedro Garcia Moreno, Kércio informou à prefeita que se trata de um crime de mando. "Todos os crimes ocorridos na cidade estão sendo investigados. As linhas de investigações apontam para crime de mando e até o momento não há ligação de crimes políticos", disse Kércio.

Operação

Durante todo o dia, equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar estiveram em Itabaiana realizando um trabalho preventivo para apreender armas e drogas e localizar foragidos da polícia. "Sabemos que boa parte dos crimes cometidos em Itabaiana está relacionada com o tráfico de drogas na região e ainda com o porte ilegal de arma de fogo, portanto estamos realizando este trabalho, que acontecerá de forma consecutiva, a fim de operacionalizar as ações e ajudar as equipes que já atuam na cidade", frisou o major Carlos Rolemberg, comandante do Batalhão de Choque da PM.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.