[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um programa que possibilita melhores condições de acesso ao ensino superior para os alunos da rede pública estadual que irão se submeter ao vestibular. Esta é a descrição do curso Pré-Universitário executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), cuja aula inaugural do ano letivo 2008 foi realizada na noite de quinta-feira, 3, no Teatro Tobias Barreto, com com a participação do governador em exercício, Belivaldo Chagas.

Cerca de 1.400 alunos participaram do ato solene, representando os mais de oito mil inscritos de todo o Estado. Estiveram representados 24 pólos regionais de diversos municípios sergipanos. "Este programa já vem dando resultados excepcionais com a ampliação do número de alunos da rede pública com aprovação no vestibular. Este é um esforço realizado pelo Governo do Estado por acreditar no potencial existente em cada um destes jovens em transformar para melhor sua própria vida", enfatizou o governador em exercício.

Ação de Governo

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, ressaltou que a meta da administração é promover todas as medidas necessárias para beneficiar a qualidade do ensino nas escolas públicas. "Esta é uma meta de Governo para a qual o governador Marcelo Déda nos designou, enfatizando a importância do resgate do prestígio da escola pública no Estado de Sergipe", afirmou o secretário.

Segundo Lima, tem sido realizado um esforço coletivo dos técnicos da SEED, e de todas as instâncias governamentais, para instrumentalizar medidas que garantam a ampliação das oportunidades, sobretudo, para os jovens menos favorecidos. "Estamos torcendo pelo sucesso de todos. Nossa meta é estarmos, daqui a um ano, comemorando o ingresso de todos vocês nas universidades sergipanas", anunciou o secretário, ao relatar o desempenho histórico de 1.202 alunos da rede pública aprovados nos vestibulares em 2007.

Mudança Social

Representando o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Silvio Santos, fez questão de elogiar e ressaltar a importância de medidas voltadas à inserção e evolução educacional e social da classe trabalhadora.

"Esse foi um sonho de toda uma geração que agora estamos vendo realizado. Sonhamos em poder oferecer oportunidades para os filhos da classe trabalhadora de construir um futuro melhor", enfatizou. "Estas são transformações históricas para a educação pública e para o futuro desses jovens que poderão conquistar melhores espaços para suas famílias a partir de sua dedicação aos estudos", completou Silvio Santos.

Compromisso e perspectivas

Ao justificar a ausência do governador Marcelo Déda, explicando que ele está nos Estados Unidos buscando a construção de uma parceria que garanta a construção de um Pólo Tecnológico em Sergipe, o governador em exercício relatou a sua própria experiência que, como aluno da rede pública no município de Simão Dias, conseguiu superar obstáculos para se inserir socialmente.

"Como eu, e o próprio governador Marcelo Déda, que também é oriundo do interior e aluno de escola pública, vocês também podem alcançar um futuro promissor. Acreditem no seu próprio potencial e aproveitem da melhor forma as oportunidades", aconselhou Belivaldo.

Palestra

Em seguida foi proferida a aula inaugural abordando o tema ‘Os anos de formação de um jovem nos tempos da ditadura’. A Secretaria de Educação convidou o professor Álvaro Cardoso Gomes, graduado em Letras Vernáculas e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

O palestrante é atualmente professor titular da Universidade de São Marcos, no programa Pós-Graduação e autor da obra ‘A Hora da Luta’, leitura obrigatória para o Processo Seletivo Seriado da Universidade da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Participaram da solenidade o deputado federal Iran Barbosa, os deputados estaduais Conceição Vieira e Wanderlê Correia, os vereadores por Aracaju Rosângela Santana, Francisco Santos e Valdir Santos, os prefeitos de Capela, Manoel Messias Sukita, Japaratuba, Gerard Olivier, e Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças, e o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Também prestigiaram o evento a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), responsável pela coordenação do curso, Maria Zelita Bispo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Síntese), Joel Almeida, e o presidente da União Sergipana dos Estudantes (Uses), Natanael Leite.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.