Número de homicídios em Aracaju cai 24% no 1º trimestre de 2008
Dados da Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Estatísticas (Codepe) da Polícia Civil de Sergipe demonstram que houve uma redução de 24% do número de homicídios ocorridos em Aracaju no primeiro trimestre 2008, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados revelam que enquanto a capital sergipana chegou a atingir a marca dos 38 assassinatos nos três primeiros meses de 2007, o índice deste ano foi de 29.
Ao abranger as análises para incluir os municípios do interior, o quadro comparativo de homicídios registrados em Sergipe no primeiro trimestre de 2007 e de 2008 mostra que as mortes por homicídio apresentaram uma queda de 11%. Se em 2007 as estatísticas indicaram 144 crimes contra a vida em todo o Estado, em 2008 esse número foi reduzido a 128. Em relação a 2006, último ano da administração anterior, a queda foi ainda maior, já que foram registrados 156 homicídios nos primeiros três meses de 2006.
Os dados também indicam uma redução de 13% no uso de armas de fogo nos homicídios. De janeiro a março de 2007, 90 casos de homicídio em Sergipe aconteceram por arma de fogo e, em 2008, esse número baixou para 78.
Ação policial
O resultado estatístico obtido no início deste ano é conseqüência das ações das Polícias Civil e Militar na redução da criminalidade em Sergipe. Além do policiamento ostensivo, das campanhas educativas e do trabalho de investigação, os servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) seguem estratégias conjuntas de atuação. Usando mecanismos inteligentes de repressão, a polícia cria redes integradas de combate a diversos outros crimes que dão suporte à prática de homicídios, como é o caso do porte ilegal de arma e do tráfico de drogas.
Um exemplo concreto disso foi o trabalho realizado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil que resultou na prisão de Wagner Rodrigues, de 28 anos; Sheila Rodrigues, 22, e Jocineide de Jesus, 21, na manhã de quinta-feira, 3 de abril, no Loteamento Morada do Cajueiro, no Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. Eles foram flagrados com dois quilos de maconha, quatro pedras de crack, um cachimbo para consumo da droga, duas munições de revólver calibre 32 e a quantia de R$ 188 em cédulas de um e dois reais, proveniente da comercialização do produto.
De acordo com o delegado Cristiano Barreto, que há três meses efetua investigações referentes aos crimes contra a vida, a prisão está diretamente ligada ao homicídio que aconteceu na última quarta-feira, 2, no Marcos Freire.
"As primeiras informações dão conta de que o assassinato de Marcos da Silva Assunção, procurado pela Justiça, esteve diretamente ligado à divida de drogas. O provável autor do crime é o dono da boca de fumo onde Wagner, Sheila e Jocineide foram presos. Ele ainda está foragido e seu nome não será revelado para não atrapalhar as investigações", explicou o delegado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Número de homicídios em Aracaju cai 24% no 1º trimestre de 2008 – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP