[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizado nesta quarta-feira, 2, o Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos. Promovido pelo Departamento de Educação (DED), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), o evento aconteceu na Associação Atlética Banese e contou com a presença mais de 300 representantes de instituições públicas, movimentos sociais e sindicais, além de professores, alunos, educadores e gestores. "Essa é uma oportunidade para aprofundarmos o debate em relação aos avanços da EJA em Sergipe", destacou a secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira.

O objetivo do encontro é a criação de um fórum estadual para o intercâmbio de informações sobre tendências e desenvolvimentos da política educacional relacionados à Educação de Jovens e Adultos. "É muito importante que esse debate apresente uma proposta fundamentada nas principais questões que envolvem a EJA, já que o Encontro é a etapa estadual preparatória para a sexta Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos", informou a secretária-adjunta.

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora do encontro e diretora do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) da SEED, Stelamaris Torres Melo, os participantes terão a possibilidade de compreender de forma mais ampla o conceito de educação e aprendizagem de jovens e adultos.

"Esse evento, que antecede as etapas regional e nacional, também vai contribuir na reconstrução de políticas estratégicas de implantação ou fortalecimento dessa modalidade de ensino na Educação Básica do Brasil", informou a coordenadora. "Nosso objetivo é fortalecer as ações da EJA, por meio do diálogo com diferentes esferas da sociedade", acrescentou.

Política Educacional

Para a representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Maria Lourdes Gouveia, debater a Educação de Jovens e Adultos é um passo importante na construção de políticas educacionais inovadoras. "Existem hoje em Sergipe 52 municípios com Conselhos de Educação. Nossa participação no Encontro é fundamental para que os conselheiros tomem conhecimento do que está debatido".

Segundo Ivonete Alves da Cruz, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), o debate com a participação de diversos setores da sociedade é um momento importante para a melhoria do ensino em Sergipe. "Esse é um ponto positivo, já que a Secretaria da Educação reuniu todos os envolvidos com a área para debater e apresentar soluções relacionadas à Educação de Jovens e Adultos", disse.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos da VI Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea), como também foi realizado um diagnóstico da EJA em Sergipe. Para aprofundar o debate, a Secretaria da Educação organizou Grupos de Trabalho com a finalidade de discutir o Documento Base Nacional e fazer a deliberação das propostas, eleição e homologação de delegados titulares e suplentes para a Confintea.

Conferência Internacional

A VI Conferência Internacional de Educação de Adultos será realizada em maio de 2009 e o Brasil será a sede desse evento intergovernamental. Coordenada pela Unesco, o evento terá o objetivo de promover diálogos e avaliações das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos na esfera internacional. O Brasil será a primeira nação do hemisfério sul a sediar uma conferência dessa grandeza no campo da EJA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.