[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência de Antropozoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal, iniciada no último dia 1º de março, prosseguirá até o dia 5 de abril em todo o Estado. A meta é vacinar 80% da população animal de cães e gatos nas zonas urbana e rural.

De acordo com Monique Santana, técnica da Vigilância Epidemiológica da SES, cada município tem seu calendário próprio. Em Aracaju, por exemplo, a vacinação acontecerá entre os dias 24 e 29 de março, mas o momento de maior mobilização da campanha acontecerá nos dias 28 e 29, quando serão montados diversos pontos estratégicos de vacinação na capital.

"De qualquer forma, durante todo período da campanha, as vacinas estarão à disposição nos Centros de Controle de Zoonoses em Aracaju, Lagarto, Propriá e Estância. Todos devem levar seus cães e gatos para evitar a raiva", informou.

Monique alerta que não devem ser levados aos postos de vacinação outros animais, somente cães e gatos. "A raiva é uma doença 100% letal e mata o animal ou ser humano que adquiri-la. O único meio de escapar dela é a prevenção, através da vacinação e do soro. Quem for mordido por um animal suspeito de raiva deve se vacinar nas unidades básicas de saúde. O Hospital de Urgência de Sergipe também dispõe do soro", explicou a técnica.

A SES se responsabiliza pela orientação e supervisão do trabalho nos municípios, mas cada cidade é responsável por executar a ação. O Estado contribui com os insumos (seringas e agulhas) e oferece auxílio técnico àqueles municípios que encontram qualquer dificuldade.

No período de 22 de setembro a 27 de outubro de 2007, Sergipe realizou uma campanha de intensificação anti-rábica animal, ocasião em que foram vacinados 200.420 cães e 59.732 gatos nas zonas urbana e rural do Estado, o equivalente a 78% da estimativa.

De acordo com Monique, somente três municípios sergipanos, Itabaiana, Santa Luzia do Itanhy e Propriá, fizeram o censo canino para saber o número real destes animais. "Nossa expectativa é de que até 2009 todos os 75 municípios sergipanos realizem o censo canino para termos o número exato de cães no Estado", disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.