Governo reúne médicos das redes básica e hospitalar para reforçar o combate à dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar nesta sexta-feira, 7, duas reuniões ampliadas com todos os médicos da rede hospitalar e de Equipes de Saúde da Família para tratar de estratégias de controle, diagnóstico e prevenção da dengue. As reuniões acontecerão no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). A primeira, às 8h, será com os médicos de saúde da família dos 75 municípios sergipanos. A segunda, com os profissionais da rede hospitalar, será realizada às 16h.
"Queremos reforçar com profissionais a importância de identificar os sintomas da doença e confirma-la através de exame. O diagnóstico é fundamental para que os gestores tenham dados precisos de como a dengue está se comportando", disse Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Secretaria. Segundo ela, aproximadamente 800 casos da doença já foram notificados em Sergipe desde o início do ano, dos quais 170 tiveram confirmação. Os números superam os registros do ano passado no mesmo período.
A gerente destacou que a atenção dos profissionais deve estar voltada principalmente para os casos de reinfecção e contaminação de crianças. "Por isso, é fundamental dialogar com os médicos para que eles conheçam de modo mais aprofundado os tipos de sintomas e como proceder com cada paciente que chega aos hospitais e às unidades de saúde", afirmou, acrescentando que cinco casos de dengue hemorrágica já foram confirmados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
O Ministério da Saúde enviou a todos os médicos do país registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) um CD explicativo com dados sobre a doença, instruções de diagnóstico, etc. Os CDs contém chips que identificam se foram ou não abertos. "Em Sergipe, o Ministério detectou que o índice de leitura dos discos foi pequeno. Sendo assim, as duas reuniões desta sexta-feira também vão chamar a atenção dos médicos para a importância de conhecer o material e aplicar as informações contidas neles", frisou.
Conscientização
Sidney Sá alertou ainda que o crescimento do número de casos não deve ser motivo de pânico para as pessoas. "No entanto, precisamos conscientizar os gestores e a população sobre a necessidade de reforçar as ações de combate à doença. A dengue não pode ser banalizada. Cada cidadão também é responsável pelo combate ao vetor em suas residências", comentou a gerente.
Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde indicou que os reservatórios de água (caixas d’água, cisternas, etc.) e os vasos de plantas são dois dos maiores motivos da proliferação do mosquito da dengue, seja na capital ou no interior. É preciso alertar cada vez mais a população sobre a importância de não deixar em casa ambientes propícios à proliferação do mosquito.
Ações
O Governo do Estado tem atuado na organização de estratégias em parceria com os municípios para o controle da dengue. "No ano passado, por exemplo, realizamos uma série de capacitações sobre o tema. Só nos meses de novembro e dezembro, foram capacitados médicos, enfermeiros e agentes comunitários do Programa de Saúde da Família, profissionais da rede hospitalar da capital e do interior, coordenadores de endemias dos municípios e digitadores do sistema de informações sobre a doença", recordou Sidney.
"Além disso, desde o mês de dezembro o Estado cedeu 20 profissionais ao município de Aracaju para auxiliar no combate à doença. Também confeccionamos para os médicos de Sergipe um adesivo gigante com informações para identificar os tipos de dengue e como agir em cada caso. Esse material, que poderá ser fixado no ambiente de trabalho, será entregue a partir da próxima semana", acrescentou a gerente.
A Secretaria de Saúde também elaborou um Plano de Contingência para Assistência ao Paciente e um Plano de Intensificação para Combate ao Vetor. "Na última segunda-feira, 3, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, apresentou à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério nossa proposta de mobilização e especificou tudo o que a gente precisa para controlar efetivamente a dengue em Sergipe", concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo reúne médicos das redes básica e hospitalar para reforçar o combate à dengue – Foto: Isa Vanny