CPTran realiza blitz educativa para condutores de ciclomotores
De acordo com a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), art. 1º, é obrigatório, para circular em vias públicas, o uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizados. A CNH também é obrigatória. Quem estiver conduzindo sem ela estará cometendo uma infração gravíssima, com sete pontos no prontuário do condutor e multa no valor de R$ 574 e apreensão do veículo.
Preocupada com a incidência de pessoas conduzindo ciclomotores sem habilitação, principalmente em Aracaju, o Detran determinou que a CPTran desse início à campanha educativa informando da necessidade da habilitação do condutor e do capacete. Segundo Aristóteles Fernandes, Diretor de Operações do Detran, a preocupação do órgão é com a segurança dos condutores. "Nós percebemos que muitas pessoas não estão preparadas para conduzir este veículo, ou seja, não passaram por uma auto-escola, e o pior, não utilizam capacete. Um verdadeiro risco de morte", diz Fernandes.
De acordo com a tenente Patrícia França, responsável pelo Setor de Atendimento de Acidentes de Trânsito (SAAT) da CPTran, a incidência de condutores de ciclomotores sem o porte da habilitação e sem capacete continua alta. "Nossa preocupação imediata está sendo o de orientar esses condutores da obrigatoriedade da habilitação e do uso do capacete para a condução dos ciclomotores. Só deveremos começar as autuações e apreensões no fim do mês de março", explicou Patrícia.
Habilitação
A CNH e a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) poderão ser requeridas em qualquer unidade de atendimento do Detran, em Aracaju, ou nos municípios que possuem Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Inicialmente, o candidato dá entrada ao processo de primeira habilitação e, em seguida, realiza a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, além do exame teórico e de direção veicular. Antes ele deve freqüentar Centro de Formação de Condutor (CFC) para fazer o curso teórico-técnico e prático. Concluída todas as etapas, o candidato recebe o documento no próprio Detran em 24 horas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]