Habilitação: implantação da prova eletrônica e desburocratização garantem mais qualidade no atendimento
Uma das principais inovações implantadas pelo Detran em 2007 foi o sistema de prova eletrônica, que trouxe mais comodidade, segurança e agilidade na realização das provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outra novidade implantada pelo órgão, que reflete diretamente na celeridade dos processos de habilitação, foi o envio de técnicos da Gerência de Habilitação aos postos avançados da capital e do interior do Estado.
A presença desses profissionais nas unidades do Detran tem garantido mais rapidez na conclusão dos serviços de habilitação, principalmente por serem profundos conhecedores dos processos. Antes, este suporte era feito somente por telefone. Hoje, um funcionário da gerência se desloca diariamente até as unidades, a fim de prestar auxílio aos atendentes nas dúvidas e pendências que existam. O resultado é a conclusão mais rápida dos processos.
No caso da prova eletrônica, o usuário faz o exame diretamente no computador, de forma mais ágil, e ainda recebe o resultado imediatamente. Além disso, esta implantação trouxe maior rapidez na confecção da CNH, que agora pode ser entregue em até cinco horas ao cliente. A gerência também definiu a criação de um simulador de provas, que pode ser acessado através do sítio do Detran (http://www.detran.se.gov.br/). Desta forma, o usuário tem a oportunidade de testar seus conhecimentos e se preparar melhor para o exame.
Desburocratização dos serviços
A gerência de habilitação do Detran também sugeriu a desburocratização de alguns serviços, a fim de melhorar ainda mais o atendimento aos clientes. A desvinculação do curso de atualização no Centro de Formação de Condutores (CFC) à entrada do processo de renovação no Detran foi um deles.
Os motoristas que estão com o documento de habilitação para vencer já podem freqüentar as aulas teóricas, independente de iniciar o processo no Detran. A novidade do órgão beneficia as pessoas que querem fazer logo as aulas e não só no momento da renovação da carteira de motorista.
Anteriormente, os clientes só poderiam iniciar as aulas após serem atendidos pelo Detran. Com a novidade, o cliente do órgão é quem decide quando pretende fazer as aulas, se próximo do período da renovação, ou antes.
Todas essas mudanças têm como principal objetivo a desburocratização dos processos, facilitando a vida do cliente. Essa é a principal preocupação do Gerente de Habilitação do Detran, Ailton Rodrigues. “A Gerência de Habilitação tem que ser um setor que coordene os procedimentos de habilitação, sem burocratizar o processo, porém, sempre tomando os devidos cuidados com a segurança destes procedimentos”, disse Rodrigues.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]