[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua promovendo, quinzenalmente, o Curso de Gestão Hospitalar para 120 gestores e gerentes das unidades hospitalares de Sergipe. A 7ª sétima etapa da capacitação aconteceu em Aracaju nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feiras, para os profissionais do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e gestores dos hospitais do interior e outras unidades da SES.

A capacitação está conformando um padrão de qualidade no gerenciamento das unidades hospitalares e está sendo ministrada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio de um acordo de cooperação técnica com a SES. Cada módulo é realizado em dois turnos e um dos temas tratados esta semana foi a Atenção Ambulatorial Especializada.

“Apresentamos a situação atual da Atenção Especializada em Sergipe, discutimos todas as implicações da nossa proposta para a área e usamos a referência que implantamos na nossa atuação enquanto gestores do município de Aracaju para rever os resultados positivos e os negativos daquela experiência e melhorá-la no Estado”, explicou Kathleen Cruz, membro do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica da SES.

Na tarde desta quinta-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, explicou aos gestores o projeto da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde em Sergipe e destacou, dentre outros temas, a padronização da oferta de serviços nas redes regionais de saúde e da ambiência das unidades hospitalares, e a importância da educação permanente.

“Não podemos pensar apenas em infra-estrutura. É preciso investir em inteligência para ter profissionais capazes de operar a política de saúde que está sendo implantada. Esse curso permite que os gestores e gerentes produzam novas tecnologias para o cotidiano nas unidades hospitalares com uma visão humanista, valorizando os servidores”, afirmou o secretário.

De acordo com Silvana Rossi, coordenadora pedagógica da Unifesp, os novos conhecimentos adquiridos na capacitação deverão ser colocados imediatamente em prática, em consonância com o modelo de gestão adotado pelo Governo de Sergipe. “O curso tem duração de sete meses e vai se encerrar em 14 de maio. Contudo, nosso trabalho como consultores não acaba porque iremos acompanhar em todas as unidades o andamento da implementação de tudo que discutimos aqui”, disse.

Ao final do encontro, o secretário Rogério Carvalho entregou aos participantes o livro de sua autoria intitulado ‘Saúde Todo Dia – Uma Construção Coletiva’. A obra é a publicação de sua tese de doutorado sobre a implementação do SUS em Aracaju, no período de 2001 a 2005, quando foi secretário municipal de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.