[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) iniciou na manhã desta terça-feira, 22, os exames periódicos de saúde dos 2,6 mil funcionários da unidade hospitalar. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca prevenir e diagnosticar precocemente doenças relacionadas às funções desempenhadas e ao ambiente de trabalho.

Para atingir a todos os servidores, inclusive os administrativos, o Serviço elaborou um cronograma de exames considerados de rotina que deve ser executado até o final do ano. Neste primeiro dia de realização, o público alvo foi o pessoal de enfermagem que atua nas alas de internamento do HUSE.

"Estamos realizando exames para prevenir e diagnosticar Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Ocupacionais Relativas ao Trabalho (LER/DORT), doenças pulmonares, hepatites, colesterol e diabetes, entre outros", explicou Rita de Cássia Ferreira, enfermeira do SESMT.

Medicina do Trabalho

Além da realização dos exames laboratoriais para o acompanhamento da saúde do servidor, o SESMT promove o acompanhamento médico de quem já foi examinado e encaminhando aos serviços de referência do hospital quando preciso. "Este governo tem demonstrado uma preocupação muito grande com a saúde do trabalhador, o que tem ajudado bastante a efetivar nossas ações", comenta Rita de Cássia.

Atualmente, o SESMT conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista, além de técnicos de segurança do trabalho e auxiliares administrativos. "Nós temos uma excelente equipe. Há muitos serviços particulares que não têm uma equipe interdisciplinar tão variada quanto a nossa", enfatiza a enfermeira.

Saúde mental

De acordo com ela, problemas psíquicos como a depressão enfrentada por diversos profissionais de saúde têm chamado a atenção da equipe do SESMT. "Há uma procura cada vez maior pelos nossos serviços de psicologia", salienta. Por conta disso, os exames periódicos do HUSE passaram a abranger também a área de saúde mental. O HUSE possui atualmente o maior Serviço de Psicologia Hospitalar do estado, com 12 profissionais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.