[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Revolução. É o que vai acontecer nos próximos meses na gestão do Ipesprevidência, através da aquisição de seu novo sistema previdenciário, o ‘Sisprev Corporate’. Com o software, os processos mecânicos realizados atualmente como administração de cadastro, concessão de benefícios, elaboração de folha de pagamento e gestão financeira serão totalmente modernizados.

Para o segurado do instituto, as melhorias serão percebidas logo após sua implantação. Redução do tempo de concessão de benefício, criação de ouvidoria, disponibilização de serviços on-line como acompanhamento de processo, simulação de cálculo de aposentadoria, emissão de contra-cheque, ficha financeira, imposto de renda e extrato de contribuição previdenciária individualizado são alguns benefícios a serem implementados.

Já para os servidores do instituto, a implantação do sistema irá permitir um salto na qualidade, agilidade e segurança no trabalho. "As ferramentas utilizadas atualmente foram desenvolvidas ainda na década de 80, não sendo mais adequadas para a gestão atual", comentou o assessor de informática do Ipesprevidência, Victor Rocha.

Como benefícios principais, o Ipesprevidência terá a consistência da base de dados, maior controle de arrecadação, redução do tempo dos processos e diminuição do custo operacional. "Hoje apenas administramos o pagamento, mas com esse sistema vamos fazer uma verdadeira gestão previdenciária", disse o diretor-presidente do instituto, Amito Brito.

Implantação

Nesta segunda-feira, 14, terão início os procedimentos básicos para o processo de implantação do sistema no órgão. Segundo o diretor de Previdência, Pedro Vieira, os prazos estabelecidos serão cumpridos rigorosamente. "Teremos um cronograma e iremos validar esse planejamento, pois precisamos cumprir as metas e os prazos estabelecidos", adiantou Pedro, que também é coordenador do projeto.

Ainda de acordo com ele, a participação de todos os servidores do instituto é fundamental para o sucesso do projeto. "Os gerentes da Previdência estão engajados voluntariamente nessa implantação. Precisamos neste momento da dedicação e compromisso de todos", ressaltou.

Para a servidora Rosa Virgínia, gerente de Cadastramento, as melhorias serão significativas. "Vamos ter acesso diretor a todas as vantagens que os aposentados recebem. Hoje precisamos recorrer sempre aos órgãos para obter essa informação e fazemos os ajustes manualmente. Como o sistema já vai receber esses dados, o cálculo sairá automaticamente", exemplificou. 

Sobre o Sisprev

O Sisprev é um software que possui o objetivo de proporcionar o eficiente de gerenciamento dos Regimes Próprios de Previdência Social, com o intuito de agilizar os processos mecânicos. Essa é a mais nova versão do mercado, com tecnologia avançada, totalmente construída para o ambiente web e recomendada pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

O sistema já é utilizado pelos institutos de previdência dos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, além de capitais e municípios. Ele é dividido em módulos, desenvolvidos com segurança para garantir o compartilhamento das informações e integração do fluxo de trabalho, o que garante agilidade em todas as áreas de gestão previdenciária.

Através dele, o Ipesprevidência se integrará totalmente à administração direta e aos poderes estaduais, bem como aos órgãos federais. Também será possível a gestão dos novos fundos, o Funprev e o Finanprev, aprovados pela Assembléia Legislativa no dia 28 de dezembro de 2007.

Entenda o que muda com a implantação do Sisprev

ATENDIMENTO

Atualmente: Não existe sistema informatizado. Além disso, não é possível acompanhar todas as informações do protocolo. Também não há integração entre atendimento e protocolo.

Com o Sisprev: O controle no atendimento será totalmente informatizado. O sistema possui um check-list, e o processo não começa se essa relação não estiver completa. Os documentos necessários para dar entrada em qualquer solicitação serão scaneados, o que significa que em breve todo o processo será virtual. Tanto o servidor quanto o segurado poderá acompanhar todo o trâmite do processo online, e o mesmo terá prazo para ser cumprido por cada setor que ele passar.

PREVIDÊNCIA

Atualmente: Todos os processos que chegam à área são trabalhados manualmente, seja na coleta de informações, seja na realização do cálculo do benefício. Sua tramitação vai de setor em setor com prazos a serem cumpridos, mas sem uma ferramenta de controle.

Com o Sisprev: A distribuição do processo será automática, realizada logo após sua entrada no sistema, feita anteriormente pelo Atendimento. A tramitação será eletrônica, com prazo definido e os cálculos serão feitos automaticamente, o que permitirá mais agilidade e segurança ao processo.

FINANCEIRO

Atualmente: O sistema utilizado é o Sistema de Administração Financeira e Contabilidade (Safic), que é utilizado pelo Estado. Mas este não contempla necessidades específicas da área previdenciária.

Com o Sisprev: O Sisprev vai oferecer uma gestão financeira, orçamentária e contábil, possibilitando a gerência de contas e de aplicações financeiras, cumprindo a exigência do Ministério da Previdência Social. Além disso, ele estará integrado ao sistema financeiro do Estado, através do qual será possível o intercâmbio de informações.

FOLHA DE PAGAMENTO

Atualmente: Não existe uma gestão completa dos benefícios. Cerca de 80% da elaboração da folha de pensionistas é feita manualmente no Ipesprevidência e as folhas de pagamento dos aposentados são elaboradas por cada órgão.

Com o Sisprev: O processamento da folha de pensionistas e aposentados será feito exclusivamente no Ipesprevidência de maneira integrada e automática, o que permitirá que apenas o instituto conceda, gerencie e pague os benefícios previdenciários do Estado.

ARRECADAÇÃO

Atualmente: Existe uma guia que o órgão preenche e ele mesmo informa o valor da contribuição previdenciária que deve ser paga. Além disso, não é possível ter o controle desses valores individualizados.

Com o Sisprev: O sistema irá receber as informações sobre a folha de pagamento dos órgãos, o que irá permitir que o Ipesprevidência informe quanto o mesmo deverá pagar de contribuição. Isso será feito através de uma guia automática e individualizada. O objetivo é tornar mais fácil e ágil o controle de arrecadação previdenciária e de sua conciliação contábil e financeira. A guia irá facilitar também o encaminhamento de informações para o Ministério da Previdência Social pelo Ipesprevidência.

JURÍDICO

Atualmente: Não existe ferramenta de suporte à área e os pareceres são feitos em programas de informática comuns de escritório.

Com o Sisprev: O sistema oferecerá todo suporte de legislação, pois ele terá toda a base legal, bem como a simulação de cálculos judiciários. Toda tramitação será eletrônica e os pareceres de concessão já sairão prontos.

PERÍCIA MÉDICA

Atualmente: A perícia médica é descentralizada. Ela é feita atualmente pela Secretaria de Estado da Administração pos alguns órgãos e poderes.

Com o Sisprev: O Ipesprevidência irá criar uma perícia interna, centralizada, que terá todo o suporte do sistema, pois existe módulo desenvolvido para atender especificamente a essa demanda.

SERVIÇOS

Atualmente: O único serviço disponibilizado para o usuário é contato pelo "Fale Conosco", disponível na página da internet do Ipesprevidência.

Com o Sisprev: Será disponibilizado um portal, com vários serviços online: ouvidoria, acompanhamento de processo, simulação de cálculo, emissão de contra-cheque, ficha financeira, imposto de renda, extrato de contribuição previdenciária individualizado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.