Pré-Caju: SSP orienta os foliões com mapa, dicas e telefones úteis
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está entregando em hotéis, no aeroporto, na rodoviária e em estabelecimentos comerciais de Aracaju panfletos contendo dicas de segurança para o Pré-Caju e um mapa de todo o circuito seguido pelos blocos na avenida Beira Mar. O trabalho preventivo começou na quarta-feira, dia 9, com a distribuição do material em quatro pontos que dão acesso a Aracaju, além dos municípios de Indiaroba, Cristinápolis, Itabaiana e no trevo localizado na BR-101 que dá acesso à cidade de Neópolis. A ação vai até próximo domingo, 13, o último dia de Pré-Caju.
Um dos maiores atrativos é um mapa, com legendas indicando onde ficarão no circuito da festa pontos de ônibus e táxi, a passarela da alegria, as áreas de isolamento a partir das 15h e 17h, postos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu 192 Sergipe, Ponto Banese e telefone público. No panfleto também podem ser encontrados telefones úteis.
O objetivo da Secretaria da Segurança Pública é trazer melhor mobilidade à população sergipana e, sobretudo, para turistas que ainda não conhecem o espaço da festa. As polícias Civil e Militar alertam os foliões a utilizarem táxis e ônibus coletivos e evitar o acesso a vias públicas desertas e escuras, mais afastadas da avenida Beira Mar.
Telefones Úteis
Polícia Militar – 190
Bombeiros/Resgate – 193
CPTran – 194
SOS Criança – 1407
Polícia Rodoviária Federal – 1527
Delegacia Plantonista – 3213-1119
Delegacia de Proteção ao Turista – 3255-2155
Atendimento a Grupos Vulneráveis – 3213-1238
Polícia Federal – 3234-8579
Samu – Ambulância – 192
Hospital Geral do Estado – 3216-2600/2670
Hospital de Cirurgia – 3212-7312
Dicas de segurança
– Ao se dirigir ao corredor da folia opte pelo táxi em vez do seu veículo particular. Lembre da volta, você vai estar cansado, terá ingerido bebida alcoólica e estará sonolento.
– Em Aracaju tudo é muito perto e existem empresas de táxi com descontos atrativos;
– Leve para o evento apenas seu documento de identificação pessoal, carteira do plano de saúde e o dinheiro necessário às despesas.
– Se necessitar de cheque, leve exclusivamente uma ou duas folhas do talão;
– Prefira o documento de identidade à carteira de habilitação (CNH), pois, em caso de perda, a CNH dará mais trabalho e despesa para tirar uma segunda via.
– Não use relógios, jóias ou objetos de valor. Lembre-se, você está numa festa popular, não num baile de formatura.
– Não leve câmeras fotográficas ou filmadoras. Evite atrair gananciosos;
– Não se exponha ao falar ao celular, atraindo a atenção de criminosos;
– Guarde seus objetos de valor nos bolsos da frente. Não facilite a ação dos delinqüentes.
– Procure usar os bolsos mais profundos e apertados. Na hora da aglomeração, os bandidos furtam objetos principalmente nos bolsos traseiros das vítimas. Quanto mais fácil, melhor para eles.
– Ande sempre em grupo no trajeto para o corredor da folia, evitando locais desertos e escuros;
– Caso se envolva em ocorrências, procure um posto da Polícia Civil e registre o boletim. Sua informação é muito importante para nós;
– Se for sacar dinheiro, procure caixas eletrônicos em locais mais movimentados e seguros, como Shopping Center ou postos de gasolina;
– Se precisar de informações, procure um policial de serviço a fim de que este te oriente. Evite informações de estranhos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- PréCaju: SSP orienta os foliões com mapa