[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, abriu nesta quinta-feira, 10, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, a reunião sobre os programas de correção de fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, que contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Educação e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED). “Sergipe tem uma grande quantidade de alunos com distorção entre idade e série. Nosso é objetivo, através desses programas, é contribuir para a alfabetização e aceleração de crianças e jovens. A meta este ano é atender 30 mil estudantes”, disse Lima.
 
“Precisamos fazer com que esses estudantes defasados avancem para as séries que correspondem à sua idade. A alfabetização é muito importante para o crescimento do aluno”, destacou o professor Lima. “A nossa intenção é discutir não somente a continuidade dos programas, mas falar sobre a melhoria da qualidade do ensino em Sergipe. Os municípios precisam assumir o compromisso para contribuir com essa melhoria, garantindo, por exemplo, que os alunos ao completar oito anos de idade estejam alfabetizados”, explicou o secretário.

A coordenadora estadual dos programas, professora Maria Adélia Cruz, fez a apresentação do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ e apontou os principais desafios para 2008. “Nossa meta é alcançar 100% de alfabetização e aceleração para os 30 mil alunos que serão atendidos”, ressaltou. “O principal trabalho é refletir sobre o fracasso escolar e apontar as soluções, como é o caso dos programas em andamento”, disse a coordenadora.

“A metodologia utilizada pelo programa tem funcionado de forma correta. O incentivo à leitura, que é um dos métodos, é fundamental para a alfabetização dos alunos. Durante o período de um ano cada aluno lê em média de 30 a 40 livros, sempre com o apoio pedagógico do professor”, informou Adélia Cruz. “A nossa finalidade, através do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, é desenvolver a capacidade dos alunos entre 9 e 14 anos”, falou.

Os programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ beneficiam alunos com idade avançada em relação às suas séries atuais. O ‘Se Liga’ é voltado para os não-alfabetizados, enquanto o ‘Acelera’ auxilia os repetentes de forma que eles consigam acompanhar as turmas equivalentes às suas respectivas idades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.