Servidores da nova maternidade fazem curso de atualização
Cerca de 50 técnicos e auxiliares de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) participaram na manhã de sábado, 5, do curso de Capacitação e Atualização das Rotinas de Trabalho. Realizado no mini-auditório da unidade, o treinamento orientou os participantes quanto aos procedimentos adotados nas atividades diárias desempenhadas pelos profissionais de enfermagem. Este é o primeiro de uma série de cursos que serão desenvolvidos permanentemente pela equipe de enfermagem com os funcionários recém contratados e efetivos de todos os setores da maternidade.
Durante o treinamento, os técnicos e auxiliares passaram por dinâmicas de grupo e uma pré-avaliação por meio de um questionário, que vai servir para traçar um perfil da equipe. Foram abordados temas como admissão de pacientes, registros de prontuários e exames físicos em mães e recém-nascidos.
Na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, destacou as principais ações do Governo de Sergipe na Saúde em 2007 e comemorou os resultados positivos viabilizados pela união de forças de todos os que trabalham na área. "Nós estamos conseguindo resgatar o respeito aos cidadãos do nosso Estado e isso depende do compromisso de cada um com o trabalho que realiza", enfatizou.
Ao desejar boa sorte na nova jornada de 2008, o secretário lembrou do desafio que os servidores têm pela frente: prestar um atendimento sem discriminação e com o respeito que as pessoas merecem. "Essa é uma oportunidade de qualificação e espero que vocês ajudem a tratar bem o nosso povo, com solidariedade e humanismo", ressaltou ele para os novos auxiliares e técnicos.
O diretor-geral da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, George Caldas, destacou a atenção às mães, bebês e gestantes como o principal ingrediente para um atendimento de qualidade. Na opinião de George, a Secretaria de Estado da Saúde está oferecendo as condições necessárias à capacitação e atualização com a educação continuada através de treinamentos. "Esperamos que todos tenham acesso aos procedimentos adotados e sejam qualificados para prestar um atendimento satisfatório", disse.
Oportunidade
Para a auxiliar de enfermagem Jielza Correia Santos, funcionária da Maternidade Hildete Falcão desde 2002 e transferida para a nova unidade, o projeto de educação continuada é uma oportunidade única para o servidor público. "Eu nunca tinha tido uma chance de fazer um curso de atualização e esse projeto vai servir para me tornar uma profissional melhor", disse empolgada.
A técnica em enfermagem Rosicleide Nascimento também concorda com a colega. "Apesar de estar aqui há menos de um mês, estou entusiasmada com a possibilidade de aprender mais e conhecer melhor os procedimentos adotados na Nossa Senhora de Lourdes, que para mim presta uma ótima assistência aos pacientes. Está sendo maravilhoso trabalhar aqui com profissionais tão dedicados", contou a recém-contratada.
Dedicação não falta à novata Isabela Teles, enfermeira e professora que faz parte da equipe responsável pelo curso como voluntária. "Estou aqui para contribuir com a capacitação e disposta a ajudar nas aulas aos sábados e durante a semana, mesmo com a carga horária de plantões preenchida. Vale a pena fazer parte dessa equipe", apostou a enfermeira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores da nova maternidade fazem curso de atualização – Foto: Márcio Garcez/Saúde