Auto Natalino encena a cultura sergipana
Dentro da programação do ciclo natalino que a Secretaria de Estado da Cultura vem desenvolvendo neste mês de dezembro, o Complexo Cultural Lourival Batista montou o Auto Natalino de Rua – Ação pela Paz, uma representação cênico-musical que conta a história do nascimento de Jesus no jeito bem sergipano. O Auto Natalino apresenta elementos da cultura sergipana, caracterizado nos folguedos, através das danças e cânticos herdados dos africanos e europeus.
A primeira apresentação foi feita na última quinta-feira, 13, na inauguração da Árvore de Natal Ecológica, instalada no Centro de Criatividade. O Auto de Natal será encenado até o dia 30 de dezembro e durante este período cumprirá uma extensa programação em Aracaju e em cidades do interior.
Para o diretor do Complexo Cultural Lourival Batista, Raimundo Venâncio, o Auto reconta de maneira simples e verdadeira a história do nascimento de Jesus Cristo. "Aqui a história é contada do nosso jeito, valorizando a nossa cultura e as nossas tradições, abrindo espaço para as figuras do ciclo natalino representado por personagens tipicamente folclóricos. Nessa versão, trazemos a beleza, o encantamento e a alegria da Chegança, do Reisado, das Taeiras, do São Gonçalo e dos Parafusos", disse Raimundo Venâncio.
O grupo é formado por atores iniciante e estudantes, que estão tendo a oportunidade de participar de um trabalho dirigido por profissionais como o próprio Raimundo Venâncio e a atriz Virginia Lúcia. Outro ponto forte do trabalho é que mais de 70% do material confeccionado, entre cenário, adereços e figurinos, foram feitos com material reciclado, uma demonstração de consciência pela ecologia.
O texto foi escrito pela atriz e diretora Virgínia Lúcia, com adaptação de Raimundo Venâncio. A preparação corporal e vocal foi da iniciativa da cantora e atriz Tânia, a coreografia é de Joelma Araujo, os adereços são de Ivo Adnil e a orientação folclórica é de Milton Leite.
Programação
Dia 14/12, sexta-feira, às 17h
Local: Praça Fausto Cardoso
Dia 16/12, domingo, às 15h
Local: Presídio de Areia Branca.
Dia 16/12, domingo, às 20h
Local: Estância
Dia 17/12, segunda-feira, às 20h30min
Local: Itaporanga D’Ajuda
Dia 18/12, terça-feira, às 14h
Local: Asilo Same
Dia 19/12, quarta-feira, às 9h
Local – Presídio de Nossa Senhora da Glória
Dia 20/12, quinta-feira, às 15h
Local: Presídio Feminino do Bairro América
Dia 22/12, sábado, às 20h
Local: Praça de Eventos da Orla de Atalaia
Dia 23/12, domingo, às 20h
Local: Praça de Eventos da Orla de Atalaia
Dia 24/12, segunda-feira, às 20h
Local: Praça dos Capuchinhos – Bairro América
Dia 29/12, sábado, às 20h
Local: Santo Amaro das Brotas
Dia 30/12, domingo, às 20h
Local: Feirinha da Praça Tobias Barreto