[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os hematologistas, enfermeiros e técnicos do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) vão participar entre os dias 12 e 14 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde, de um treinamento para trabalhar com a máquina de Aférese, utilizada na separação de componentes do sangue. O curso, que será ministrado pela empresa Fresenius (SP), vai preparar os profissionais para a coleta das plaquetas.

"A necessidade das plaquetas em pacientes sob tratamento de quimioterapia ou com falência de medula óssea são os principais motivos para a existência da coleta específica em várias unidades hospitalares", explicou Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen.  

A plaqueta é um dos componentes fundamentais do sangue no processo de coagulação. Ter menos plaquetas do que o necessário pode provocar sangramentos e sua transfusão é uma forma de diminuir o risco de hemorragias.

A técnica de aférese permite um maior rendimento do material, de forma que o paciente pode receber plaquetas de um único doador. "As plaquetas podem ser transfundidas imediatamente para o paciente ou estocadas por até cinco dias", afirmou a gerente de atividades médicas, Mariamália Andrade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.