[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os instrutores do curso de Capacitação para Empresas de Pequeno Porte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Jorge Luís Coelho e Maurício Fonseca, consideraram o curso realizado em Sergipe bastante proveitoso. A formação, promovida pela Comissão de Comércio Exterior, mobilizou 20 dirigentes de 13 empresas sergipanas e foi realizado no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES) na terça-feira, 4, e na quarta-feira, 5.

"Tivemos uma das melhores turmas de todos os Estados onde já realizamos a atividade. Os empresários se mostraram interessados no assunto e muito empolgados com a dinâmica aplicada durante o treinamento", observou Jorge Luís Coelho, ao destacar que a iniciativa vem sendo praticada em todo o país há sete anos, dentro do Programa de Desenvolvimento do Comércio Exterior e Cultura Exportadora do MDIC. Em Sergipe, a atividade foi realizada através de uma parceria com a Comissão de Comércio Exterior e coordenada pela Secretara de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec).

De acordo com Maurício Fonseca, os materiais didáticos e as aulas ministradas durante o treinamento serviram para que os empresários pudessem conhecer algumas ferramentas que o Governo Federal disponibiliza. "O nosso trabalho é de formiguinha mesmo. Temos o papel fundamental de difundir a cultura exportadora em Sergipe, que apresentou o maior percentual de exportação de 2007. Por isso, viemos mostrar as vantagens que as empresas ganham quando se inserem na atividade do comércio exterior, para que mais instituições entrem na área", ressaltou Maurício.

Para o secretário Jorge Santana, que recebeu a visita dos dois instrutores, o grande desafio do Governo Marcelo Déda na área é diversificar os produtos da pauta sergipana de exportações. "Temos alcançado recordes em Sergipe, que apresentou o maior percentual de crescimento de exportação do país em 2007. Com atividades como essa, desenvolvida pela Comissão de Comércio Exterior, potencializamos as ações na área e pavimentamos o caminho das empresas para o comércio exterior no Estado", disse Santana.

Empresários satisfeitos

Para o empresário Domingos Luiz Silva de Lins, este foi o melhor curso de exportação já realizado no Estado. "Foi muito interativo, e acho que é uma forma diferente de aprender. Nós aprendemos a fazer pesquisas e colocamos em prática o que estávamos aprendendo", afirmou ao destacar que já pretende iniciar exportações. "Entrarei em contato com profissionais de consultoria de Brasília, para que eles nos orientem sobre alguns procedimentos", disse. Ele sugeriu que a Sedetec continue acompanhando as atividades de exportação das empresas participantes do curso, para dar apoio.

O empresário Eduardo Rabelo também elogiou a realização da atividade. "O curso foi muito bem ministrado e os professores estavam bem embasados quanto ao tema. Gostei muito do material didático e dos trabalhos em grupo, que foram muito úteis para desenvolver a criatividade", afirmou. Ele destacou a visão mais ampla sobre atividades de exportação. "Observamos a necessidade de trabalhar em grupo com outras empresas, a fim de desenvolver novos projetos", afirmou.

"A iniciativa foi válida, porque congregou empresários aliando-os cada vez mais ao poder público e ajustando melhor os interesses de cada um. Também porque agregamos bons conhecimentos, através do treinamento, e pudemos sentir que estamos caminhando em direção a ações concretas em exportação no Estado", disse o empresário Rubens Cláudio Silva, outro participante do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.