[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de 800 estudantes de escolas estaduais e municipais de Aracaju participaram na última sexta-feira, 23, do Programa Geração Sem AIDS, realizado no Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju, numa iniciativa da Secretaria de Saúde de Aracaju com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento reuniu os adolescentes numa tarde inteiramente dedicada ao esclarecimento de dúvidas sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e preconceito contra os portadores de DST/AIDS.

Sob o comando do ator Pierre Feitosa e da ‘drag queen’ Kharolyne Prynscipal, os alunos fizeram perguntas aos entrevistados da tarde, o coordenador e o técnico do programa DST/AIDS em Aracaju, Eudes Barroso e Andrey Roosevelt, os professores da rede estadual e municipal de ensino, Roosevelt Costa e Valdinete Paes, além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O grupo de teatro da Secretaria de Saúde da capital e as bandas Fator Exclusivo e NaurÊa também participaram do Geração Sem AIDS.

"Ficamos todos muito felizes com o interesse que os estudantes demonstraram em discutir as DST e a AIDS. O programa começou às 14 horas e, se nós tivéssemos mais tempo, teríamos invadido a noite tamanha foi a participação de todos", disse Andrey Roosevelt, técnico do programa de DST/AIDS em Aracaju. "Foi realmente uma tarde muito proveitosa e enriquecedora", avaliou Almir Santana, responsável pelo programa estadual.

Blitz da prevenção

No domingo, 25, as equipes de DST/AIDS de Aracaju e do Estado fizeram a blitz da prevenção na orla de Atalaia. Das 10h às 12h30min, cerca de 20 profissionais distribuíram materiais informativos e aproximadamente 3,5 mil camisinhas aos banhistas que passavam pela praça dos arcos. "Tivemos uma resposta excelente da população. Todos pediam os folhetos e os preservativos, prova de que a camisinha já está de fato popularizada", afirmou Almir Santana.

Programação

A coordenação do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também vai realizar ações nas seis cidades pólos do Estado que têm o programa, inclusive com peças dos grupos teatrais Iacema, Raízes e Mamulengo e Cheiroso. Haverá ainda Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerantes para coleta de sangue para fazer o teste anti-HIV.

As 36 cidades sergipanas inscritas no Selo Unicef receberão também materiais sobre prevenção da AIDS, já que a redução dos índices de contaminação pela doença faz parte das metas do Selo. A Secretaria de Estado da Saúde também apóia as ações do SESC, SEST/SENAT e Polícia Rodoviária Federal. Confira a programação:

Teatro, distribuição de materiais e camisinhas, palestras e caminhada
Dia 29 – Lagarto
Dia 30 – Estância
Dia 1º de dezembro – Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro
Dia 3 de dezembro – Propriá

Dia 29, quinta-feira
Campanha de esclarecimento para caminhoneiros

Horário: às 7h30min
Local: Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Estância

Tele-conferência nacional com o tema ‘A AIDS e a Juventude’
Horário: às 15h
Local: Sede do Serviço Social do Comércio (SESC), na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju

Dia 30, sexta-feira
Caminhada da Prevenção
Horário: 14h
Local: Praça da Bandeira, em Aracaju

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.