Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantil
Os sinais de alguns sintomas freqüentes podem servir de alerta para se detectar o câncer infantil. A observação é do oncologista Anselmo Mariano, especialista do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Ele chama a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce no combate à doença em crianças e adolescentes, em virtude de nesta sexta-feira, 23, ser o Dia de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.
De acordo com Anselmo Mariano, o câncer infantil é curável em 80% dos casos, ao contrário de 15 anos atrás, quando a doença era fatal. "Por isso, a prevenção é o melhor caminho para o sucesso do tratamento", disse o oncologista. Ele destacou o avanço da medicina e a maior eficácia dos medicamentos também como fatores importantes para o combate ao câncer, bem como a definição de políticas públicas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para assegurar o diagnóstico precoce da doença.
Sintomas
Os sintomas que podem ser confundidos com outras doenças benignas vão desde febre, anemia, palidez, caroços no corpo, hemorragia na boca, até manchas roxas na pele. “A diferença é que os sinais são prolongados, por isso as mães devem prestar atenção quando a criança adoecer e perceber o tempo de manifestação desses sintomas”, explica o oncologista. As manifestações mais comuns da doença nas crianças são leucemias, linfomas (gânglios), tumores no olho, rins e ossos.
Segundo o médico, a criança tem muito mais chance de ser curada do que o adulto, principalmente se tiver um diagnóstico precoce. A prova disso são os pacientes curados de câncer que fizeram tratamento quando crianças e não tiveram a reincidência da doença. "Temos que entender que o câncer na criança não quer dizer que ela não tenha chance de vida. Muitas pessoas ainda pensam assim e isso não é verdade. O importante é estar alerta para os sintomas, como o que chamamos de sinal de ‘olho do gato’, quando a criança fica com o olho amarelo ao olhar em direção a luz", afirmou Mariano.
Programação
O Centro de Oncologia do HUSE preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, no próximo dia 27 d enovembro. O dia começa com um café da manhã para pacientes, funcionários e ex-pacientes, seguido da apresentação do Coral Pirilampy’s, formado por funcionários do hospital.
Os pacientes infantis em tratamento vão ganhar um dia de lazer a partir das 10h, em um condomínio localizado na Rodovia José Sarney, com a animação do grupo U.T.rIso.
Durante a manhã estão previstas ainda a apresentação de pacientes assistidos pelo Centro de Oncologia, como o grupo MamaFest, o coral de crianças ‘Gotas de Luz’ e o seresteiro Birrita. O encerramento será realizado pelo gerente clínico do Centro, Geraldo Bezerra, que vai falar sobre temas relacionados à doença.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantil – Foto: Isa Vanny