Saúde capacita profissionais de nutrição que atuam nos municípios
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), está realizando uma capacitação para coordenadores de alimentos e nutrição dos 75 municípios sergipanos. Trata-se do módulo gerencial do Programa de Suplementação de Vitamina A e Ferro. O treinamento teve início nesta terça-feira, 20, no Núcleo Estadual do MS em Sergipe, e prossegue até o meio-dia desta quarta-feira, 21. Para facilitar a dinâmica do curso, os profissionais foram divididos em três grupos.
De acordo com Gildenae Jaguar, responsável pelo Programa de Nutrição e Vigilância Alimentar da SES, a suplementação previne e cura as deficiências de vitamina A e ferro em crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e mães nutrizes (aquelas que ainda estão amamentando) até o terceiro mês de vida do bebê. "O curso tem o objetivo de conscientizá-los sobre a importância deste programa do Ministério da Saúde", informou.
"Já estão sendo entregues comprimidos de ácido fólico e xaropes de sulfato ferroso para os cidadãos nas unidades básicas de saúde. Cápsulas de vitamina A também estão sendo distribuídas nas campanhas de vacinação e nas residências, através dos agentes de saúde, beneficiando crianças de seis meses a cinco anos. Nas maternidades, antes da alta hospitalar, as nutrizes também receberão os suplementos", acrescentou Gildenae.
A nutricionista Patrícia Couto, responsável pela área de suplementação de micronutrientes (vitamina A e ferro) do MS, veio a Sergipe para acompanhar a capacitação. Segundo ela, 17 municípios sergipanos já alimentam o sistema online sobre a quantidade de ferro administrada nas crianças. "Nosso objetivo é que todas as cidades façam o mesmo. Por isso, o Ministério está capacitando os profissionais para controlarem o saldo, estoque e doses aplicadas destes suplementos alimentares", explicou Patrícia Couto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde capacita profissionais de nutrição que atuam nos municípios – Foto: Wellington Barreto