Marcelo Déda participa de audiência com o ministro da Educação
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, entregou nesta quarta-feira, 21, em Brasília, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe em adaptação aos Formulários, Normas e Princípios do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE). Com o plano, Sergipe integra-se ao Plano de Aceleração do Crescimento da Educação, o PAC Educação, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março. Para o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, presente à audiência, com o plano, Sergipe habilita-se a receber os recursos do PAC.
Durante a audiência, Déda solicitou ao ministro a adoção de medidas compensatórias objetivando minimizar as perdas do Estado com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em março, o ministro da Educação comprometeu-se em minimizar as perdas de Sergipe e Rio Grande do Norte, com a adoção do Fundeb, por meio de recursos federais – compromisso também firmado com as bancadas federais.
Sergipe solicita R$ 50 milhões para aplicação imediata em manutenção e ampliação da rede escolar, entre outras destinações. Haddad reafirmou o compromisso com o Estado por considerar justa a reivindicação. Durante a audiência com o governador, Fernando Haddad informou que aguarda do Ministério do Planejamento a rápida liberação dos recursos para Sergipe.
Compareceram à audiência, também, o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda participa de audiência com o ministro da Educação – Foto: Roberto Jayme