Saúde orienta municípios para o Dia D de combate à dengue
A coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os municípios sergipanos para as ações do Dia D de combate à dengue, que acontece no próximo sábado, 24. De acordo com a técnica responsável pelo programa estadual de controle da dengue, Graça Boaventura, cada cidade é responsável por executar suas atividades, mas o Governo do Estado exerce um papel importante de orientação e apoio.
"Já repassamos para todos os municípios o material educativo para as ações de educação em saúde. Este ano, um diferencial foi a preocupação da SES em sugerir aos municípios atividades que cada um pode realizar para marcar o dia. É papel do Estado também sensibilizar os gestores municipais para a importância da data", afirmou Graça, acrescentando que o Dia D é mais um momento de mobilização contra a dengue, um dos principais problemas de saúde pública do mundo.
A técnica explicou que a data em que acontece o Dia D é pensada estrategicamente pelo Ministério da Saúde. "Estamos nos aproximado de um período crítico em relação ao controle da doença, principalmente nos estados do Nordeste. O calor do verão e as chuvas esporádicas são condições extremamente favoráveis para o desenvolvimento do mosquito transmissor", disse Graça Boaventura.
Em 2006 foram notificados 2.322 casos de dengue em Sergipe, dos quais 801 confirmados. Até novembro deste ano, houve a notificação de 1.584 casos e a confirmação da doença em 451 cidadãos, dos quais quatro casos de dengue hemorrágica e quatro casos com complicações. "Estamos trabalhando intensamente para reduzir os índices e não temos no Estado o risco iminente de epidemia", explicou Graça.
Segundo ela, os parâmetros de avaliação do Ministério em relação aos índices de infestação apontam que Sergipe não está em situação de risco de epidemias. "Pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, Sergipe está classificado como uma área de baixa incidência da doença, com menos de 100 casos por 100 mil habitantes. Ainda assim, o alerta deve ser permanente e o trabalho cotidiano", reforçou a técnica.
Capacitações
Até o fim deste ano, o programa estadual de controle da dengue ainda vai realizar uma série de capacitações reunindo profissionais da rede assistencial, incluindo o Programa de Saúde da Família (PSF), hospitais regionais, Hospital Universitário e Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
Já no mês de dezembro, o treinamento ocorrerá para os médicos do PSF nos municípios. Enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde também participarão das capacitações que serão realizadas em Aracaju.
Visite o sítio da Secretaria de Estado da Saúde na internet e saiba mais sobre a dengue. Acesse também o sítio criado pelo Ministério da Saúde no endereço eletrônico www.combatadengue.com.br
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde orienta municípios para o Dia D de combate à dengue – Graça Boaventura / Foto: Márcio Garcez/Saúde